Governo do RS faz primeira reunião de balanço da operação RS Verão Total 2023

Governo do RS faz primeira reunião de balanço da operação RS Verão Total 2023

Governador em exercício, Gabriel Souza, disse que o encontro serviu para destacar as ações de cada um dos setores governamentais

Chico Izidro

publicidade

A operação RS Verão Total 2023 teve sua primeira reunião de balanço nesta sexta-feira, na Prefeitura de Capão da Canoa. Estiveram presentes no encontro o governador em exercício do estado, Gabriel Souza, secretários estaduais e líderes das instituições envolvidas no projeto. 

“O governador Eduardo Leite (em viagem a Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico) me indicou coordenador da operação. E hoje estamos promovendo a primeira reunião de monitoramento das ações transversais do governo na operação RS Verão Total. Assim, reunimos todos os órgãos e secretarias de estado, forças de segurança e outros que têm alguma relação com o serviço público que temos para oferecer”, destacou Souza. “Então a ideia é garantir qualidade dos serviços públicos em diversas áreas para a população gaúcha que frequenta nessa época do ano o Litoral Sul e o Litoral norte do Rio Grande do Sul, tanto nos balneários de águas internas quanto nos balneários da orla marítima”, ressaltou. 

O governador em exercício disse que o encontro serviu para destacar as ações de cada um dos setores governamentais. “O governo está cumprindo a sua missão, tanto na área da segurança, quanto na área dos serviços básicos, na área dos serviços de lazer. Os números são satisfatórios, nós estamos conseguindo cumprir o objetivo de oferecer bons serviços públicos à população. E espero que na próxima metade da Operação Verão, que se encerrará ao final de fevereiro, consigamos alcançar números ainda melhores de serviços aos gaúchos”, acredita. “Por isso, esta reunião é importante. Para vermos o que pode ser feito para melhorar o atendimento à população que se desloca para a região”, ressaltou. 

O dirigente afirmou que devido aos números positivos apresentados pelos diversos órgãos durante a reunião em Capão da Canoa, a expectativa de que se alcance os objetivos projetados ao final da temporada é grande. “Temos órgãos bem coordenados, sintonizados, cada um com a sua chefia estabelecendo metas, oferecendo serviços muitas vezes inovadores como aconteceu até”, destacou. 

Ele fez um paralelo com o estado vizinho de Santa Catarina. “Eu gostaria de ressaltar também que ao contrário de outros estados como é o caso de Santa Catarina, que infelizmente passa crises sanitárias com pessoas tendo infecções intestinais ao se banharem no mar, aqui nós temos balneabilidade em todos os balneários de orla marítima. Só não temos balneabilidade em três locais de águas internas. Então, realmente é uma diferença que o Rio Grande do Sul oferece ao turista. Balneário pra poder curtir o seu momento de lazer, sem correr alguns riscos de comprometer a saúde. Isso é fruto também do resultado de uma série de políticas públicas historicamente feitas no estado. E agora com o verão, isso nos possibilita manter esse ambiente tranquilo do ponto de vista sanitário”, completou.  

Entre os vários órgãos que apresentaram relatório sobre as suas atividades dentro da Operação RS Verão Total, estavam por exemplo, as secretarias de Turismo, de Segurança Pública, de Agricultura e Pecuária de Produção, do Meio Ambiente, do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, de Saúde,  Brigada Militar, Susepe, Procon e Tudo Fácil RS. Todos enviaram representantes, que tiveram cerca de 3 minutos para expor o que se conseguiu realizar nesta primeira parte do projeto. E o saldo final foi positivo.

A Brigada Militar destacou a Operação Golfinho, tendo como ponto alto os trabalhos realizados no Natal e Ano Novo, e já projetando a festa religiosa de 2 de fevereiro e o carnaval. Já a Secretaria de Segurança Pública revelou o aumento do efetivo, que ganhou reforço de 3 mil homens e mulheres, chegando ao número de 5.400 profissionais trabalhando na região litorânea, enquanto que o Tudo Fácil ampliou os guichês para atendimento ao público, atendendo sempre das 11h às 17h. Já a Secretaria de Saúde comemorou o primeiro ano de normalidade, após dois anos de pandemia.  “Por isso, esta reunião é importante. Para vermos o que foi realizado e o que pode ser feito para melhorar o atendimento à população que se desloca para a região”, finalizou o governador em exercício.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895