Verão

Guarda Municipal de Caxias do Sul alerta sobre risco de nadar em represas

Além do banho, também é proibido pescar, fazer atividades recreativas, circular ou permanecer em áreas de preservação das barragens

Guarda Municipal de Caxias do Sul fiscaliza as represas do município para alertar sobre a proibição do banco nestes locais
Guarda Municipal de Caxias do Sul fiscaliza as represas do município para alertar sobre a proibição do banco nestes locais Foto : Luana Giazzon / Prefeitura de Caxias do Sul / CP memória

A Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, por meio da Guarda Municipal, e o Samae promovem, desde o dia 6 de dezembro de 2024, a 18ª Operação Verão Seguro, visando conscientizar as pessoas sobre os riscos de nadar em represas, a fim de prevenir afogamentos, além de fiscalizar estas atividades que são proibidas nesses locais.

Até o domingo, a GM realizou 2.570 rondas nas represas Maestra, Dal Bó e Samuara, com 175 pessoas abordadas e orientadas, destas 81 estavam na Maestra, 66 no Complexo Dal Bó e 28 na represa Samuara. Também foram abordados/consultados 13 veículos nestas áreas públicas neste período.

Neste domingo, enquanto as equipes realizavam as rondas costumeiras, o Centro Integrado de Operações (Ciop) recebeu uma denúncia de que banhistas estariam na represa da Maestra. Três viaturas foram para o local e localizaram também pescadores. Com o grupo, foram apreendidas 18 linhas de mão, duas varas de pesca e um molinete.

No total, foram abordados 71 banhistas e 11 veículos. Todos os banhistas foram orientados e advertidos do risco de se banhar no local. A Fiscalização de Trânsito foi acionada para realizar as autuações administrativas aos veículos que estavam estacionados em local proibido. Um veículo foi recolhido por estar com o licenciamento vencido.

A GM e o Samae lembram a comunidade que são proibidos banho, pesca, recreação, circulação ou permanência em áreas de preservação das represas de Caxias do Sul.