Guarda-vidas e filho são atração na praia de Imbé

Guarda-vidas e filho são atração na praia de Imbé

Pedro Soares aproveita os momentos de folga ao lado de Otávio, 2 anos e da esposa

Cristiano Abreu

Pedro Soares e o pequeno Otávio, o xodó da guarita 133, em Imbé

publicidade

A pequena silhueta se desloca apressada na beira do mar. De um lado para o outro, por vezes caminhando, outras ensaiando corridas, troca passos tão largos quanto consegue, certamente na tentativa de explorar a imensidão de novidades oferecidas pela areia e pelo mar. Tem sido assim em todas as manhãs deste verão em que o pequeno Otávio Tiecher de Carvalho visita a beira da praia de Imbé, no Litoral Norte.

Do alto dos seus dois anos de idade e dos aproximadamente 80 centímetros de estatura, o menino se destaca naturalmente pela faixa de areia, mas além de distribuir sorrisos por onde passa, chama atenção ainda mais por andar fardado com um uniforme idêntico ao dos guarda-vidas da 54ª Operação Golfinho. Boné, camiseta, sunga e até óculos de sol compõem o look mais famoso da temporada.

Para onde vai, o garoto é seguido pela mãe, a arquiteta Sarita Dalpian Tiecher, 36 anos. Enquanto ela aproveita a praia e supervisiona o desbravamento litorâneo infantil, o esposo e pai de Otávio, o guarda-vidas Pedro Soares de Carvalho está em serviço no posto 133. “Minha família sempre passa o verão comigo na praia, assim podemos ficar juntos nas minhas horas de folga”, diz o especialista em resgates.

“Ficamos aqui por perto, é legal acompanhar o trabalho”, completa Sarita.

Guarda-vidas e filho são atração no litoral | Foto: Mauro Schaefer / CP

Aos 35 anos, Carvalho é bombeiro militar do 6º Batalhão, em Lajeado, e participa pela sétima vez da Operação Golfinho. Além do trabalho, esta é especial, pois é a primeira com Otávio curtindo de fato a areia de Imbé. “Nas outras temporadas ele ainda não interagia assim”, detalha o orgulhoso pai.

Na chegada, pela manhã, e no fim do horário de serviço, guarda-vidas e o filho formam uma dupla pra lá de carismática. Os dois juntos, vestidos iguais viram literalmente atração. “As pessoas chamam, comentam e perguntam bastante”, afirma Carvalho. “Eu saio de bicicleta para passear com ele sou parada a todo momento”, conta Sarita.

O casal Antônio Castro Chiavenato e Solange Silva Chiavenato, de Garibaldi, exemplificam o relato dos pais. Assim que os dois avistaram Otávio correndo pela beira do mar, saíram da água para “entender o que estava acontecendo”. “Ele é uma fofura, uma graça todo paramentado”, afirma Solange, justificando a euforia.

A ideia do uniforme surgiu antes mesmo de o menino nascer. “Falei logo para a minha mulher que iríamos dar uma roupinha de guarda-vidas para ele”, diz um sorridente Carvalho. E esta já é a segunda versão do traje, que precisa ser trocado a cada verão por conta do crescimento do carismático guarda-vidas mirim.

E mesmo antes de ser o xodó da praia, Otávio conquistou o posto de mascote do 6º batalhão lajeadense. “A primeira vez que ele viu um carro de bombeiro, já ficou encantado. Agora diz que também quer ser bombeiro”, revela o pai.

Enquanto o pai trabalha, Otávio desfila charme e estilo na beira da praia | Foto: Mauro Schaefer / CP

Sarita e Otávio fazem aniversário no mesmo dia: 16 de dezembro. E apesar da preferência do pequeno em seguir os passos de Carvalho, a mãe garante apoiar. “Não tenho ciúmes, pelo contrário, fico orgulhosa por ele querer se espelhar no pai.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895