Imbé e Tramandaí ampliam a imunização contra a Covid-19 em profissionais da saúde

Imbé e Tramandaí ampliam a imunização contra a Covid-19 em profissionais da saúde

Prefeituras receberam novas remessas de vacinas do governo do Estado

Sidney de Jesus

Profissionais de saúde de Imbé seguem sendo imunizados contra a Covid-19

publicidade

Após receber a remessa de 180 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzidas no Laboratório Serum da Índia e distribuídas pelo governo do Estado, a Prefeitura do Imbé começou, nesta semana, a ampliar a cobertura de imunização dos profissionais da área da saúde do município.

Uma das primeiras a ser vacinada foi a técnica de enfermagem Madllainne Lopes Barrufi, 30 anos, que trabalha há cinco na Policlínica 24 horas, mantida pela prefeitura. Emocionada, ela disse que aguardou com expectativa a chegada do imunizante contra o coronavírus. "É muito gratificante poder receber a vacina. Trabalhei por cerca de oito meses na linha de frente da Covid-19, e tinha medo de contrair o vírus e acabar passando para alguém. Agora é torcer para que em breve todas as pessoas possam ser vacinadas", enfatizou.

"Além dos profissionais da área da saúde que atuam na atenção básica do município, as vacinas recebidas pelo governo do Estado serão aplicadas nas pessoas que fazem a coleta de amostras para exames da Covid-19 em clínicas particulares", afirmou o secretário municipal da Saúde de Imbé, Tierres da Rosa, lembrando que o município já tinha recebido 300 doses da vacina Sinovac para vacinar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus.

Segundo ainda Tierres da Rosa, a Prefeitura seguirá expressamente a nota técnica da Secretaria Estadual da Saúde, que estabelece os grupos prioritários dentro do cronograma de vacinação. "Conforme as especificações técnicas recebidas pelo município, cada pessoa imunizada com a vacina Oxford/AstraZeneca receberá duas doses, com intervalo de até 12 semanas entre a primeira e a segunda, período superior, por exemplo, ao recomendado para a vacina desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, que é de até 28 dias", explicou o secretário.

O prefeito de Imbé, Ique Vedovato lembrou que a população deve aguardar orientações sobre o avanço da campanha de vacinação. “Nossos canais oficiais estão atualizando a população, quase que diariamente, sobre a chegada de novas doses e onde elas estão sendo aplicadas. Tudo com o máximo de transparência e compromisso”, destacou.

Ique Vedovato também reforçou o alerta sobre a disponibilidade de doses em outros meios e a tentativa de “furar a fila” da vacina. “É importante destacar que não existe vacina à venda na rede privada. Por isso o único meio de garantir a imunização é esperar a sua vez conforme o cronograma. Nós não toleraremos qualquer tipo de aplicação que esteja em desconformidade com o que foi estabelecido, sob risco de penalização aos envolvidos”, finalizou.

As 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca distribuídas pelo Governo do Estado serão aplicadas em sua totalidade em trabalhadores da saúde, uma vez que a aplicação da segunda dose está prevista para ocorrer somente 12 semanas após a primeira. Até lá, o Estado já terá recebido nova remessa do imunizante.

Tramandaí recebeu 520 doses da vacina

O município de Tramandaí recebeu 520 doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Com esta nova remessa, a Secretaria da Saúde irá imunizar os profissionais da saúde que atuam no Hospital Tramandaí, UPA, unidades de Saúde e rede particular.

“Vamos dar continuidade a vacinação dos profissionais da saúde. Finalizamos a imunização dos idosos que residem em lares especiais e também dos que atuam na linha de frente da pandemia. Conforme as vacinas forem chegando vamos definindo as novas etapas diante do protocolo definido pelo Ministério da Saúde”, disse o secretário da Saúde, Luciano Saltiel.

De acordo com a Vigilância em Saúde, até o momento Tramandaí já recebeu 1085 doses da vacina. Do total, 326 profissionais da linha de frente de combate a pandemia foram imunizados, assim como 129 idosos em lares especiais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895