Verão

Mutirão de limpeza mobiliza voluntários em Atlântida Sul

Ação promovida pelo Sesc Tramandaí faz parte do Projeto Somar e busca conscientizar sobre a preservação das praias

Programa Somar realizou uma série de atividades para conscientizar banhistas
Programa Somar realizou uma série de atividades para conscientizar banhistas Foto : Pedro Piegas

O sábado foi de trabalho coletivo no balneário Atlântida Sul, em Osório, no Litoral Norte, com mais uma etapa do Projeto Somar, promovido pelo Sesc Tramandaí em parceria com Fecomércio-RS, Senac, Sindilojas e prefeituras da região.

Voluntários se reuniram em frente à Pousada Gaivota, a partir das 9h, para participar de uma série de atividades promovidas no local, que teve como principal ação uma gincana para retirada de resíduos descartados irregularmente na faixa de areia e nas dunas.

O evento começou com um aulão de alongamento e dança, que reuniu banhistas na beira da praia. Foram cerca de 40 minutos de atividades físicas, com muita animação dos banhistas, que iniciaram tímidos e se soltaram à medida que o número de participantes aumentou.

A iniciativa faz parte da estratégia de conscientização ambiental do projeto, que promove mutirões de limpeza em diversas praias do Litoral Norte. "O programa Somar é uma ação de cuidados com o meio ambiente. Realizamos gincanas para incentivar as pessoas a retirarem da natureza aquilo que não deveria estar lá", explica Josiane Borré, agente de Programas Sociais do Sesc Tramandaí.

A primeira ação do projeto ocorreu no dia 8 de fevereiro, em Balneário Pinhal, onde foram recolhidos mais de 100 quilos de resíduos. "Encontramos de tudo: portas de casas, pias de banheiro, objetos que não deveriam estar na praia", relata Josiane. Após a coleta, o material foi recolhido pela Prefeitura local.

Em Atlântida Sul, mesmo com o vento forte que afastou muitos veranistas da praia na manhã de sábado, cerca de 30 pessoas participaram da iniciativa. Entre elas estava o comerciante Geri Leidens, 48 anos, morador de Capitão, que participou pela primeira vez. "Esra ação é muito interessante. Nós paramos para participar da dança e acabamos ficando para a gincana. Tudo que ajuda a natureza é válido", comentou.

Na atividade, a proposta é estimular hábitos sustentáveis entre moradores e turistas, para garantir a preservação das praias e das dunas, ecossistemas fundamentais para a biodiversidade do Litoral Norte.

Durante a gincana, os participantes formaram dois grupos, que duelaram em atividades de recolhimento de resíduos. Apesar da brincadeira com certo grau de competitividade, a principal proposta da ação foi a conscientização.

Conforme a organização, o Projeto Somar seguirá promovendo ações de limpeza e conscientização nas praias do Litoral Norte. As próximas etapas ocorrerão em Capão da Canoa, Tramandaí e Imbé, com datas ainda a serem definidas. "O evento é gratuito e aberto ao público. Oferecemos brindes para incentivar a participação e reforçar a importância do cuidado com o meio ambiente", conclui Josiane.