Operação Golfinho registra redução nas infrações na Estrada do Mar

Operação Golfinho registra redução nas infrações na Estrada do Mar

Uma pessoa morreu atropelada e 44 ficaram feridas em acidentes de trânsito

Paula Maia

Operação Golfinho começou em em 8 de dezembro e segue até 8 de março

publicidade

Os dados da 54ª edição da Operação Golfinho revelam redução de acidentes na RS 389, Estrada do Mar, em comparação com a edição anterior. O coordenador da Operação Golfinho 2023/2024 do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Major Silvio Erasmo Souza da Silva atribui essa melhoria ao aumento da fiscalização, com destaque para estratégias ostensivas de vigilância implementadas. A Operação Golfinho, realizada anualmente nos balneários de água salgada e doce do Estado durante o verão, contou nesta edição com a integração de cerca de 100 agentes ao efetivo operacional.

Iniciada em 8 de dezembro e prevista até 8 de março, a operação visa garantir a segurança nas estradas durante a temporada de veraneio. O Major Silva, que também coordenou a Operação 2022/2023, ressalta que o comportamento dos motoristas tem sido influenciado pelo aumento da fiscalização. Ele enfatiza a importância da intensificação da fiscalização para coibir comportamentos imprudentes.

"Se a fiscalização não for intensa, a tendência é um comportamento imprudente. Então, esse aumento de viaturas que a gente conseguiu colocar ao longo das rodovias, faz com que as pessoas mudem o comportamento, elas mudam quando são fiscalizadas. Se diminuir a fiscalização aumentam as imprudências", considera.

Com mais de três décadas de serviço na Brigada Militar, o Major destaca a centralização do pelotão de motos ao longo da Estrada do Mar como uma estratégia eficaz para a redução de ocorrências. "O pelotão de motos tem uma mobilidade muito grande. Concentrá-lo na Estrada do Mar foi uma estratégia que se mostrou muito eficiente", afirma.

Veja Também

Entre as infrações mais comuns estão dirigir sem calçado firme, falta de iluminação veicular adequada, não uso do cinto de segurança e ultrapassagens em locais proibidos. O uso intensificado de radares contribuiu para a queda no índice de infrações por alta velocidade. Durante a Operação Golfinho em todo o litoral Norte, foram registradas 708 infrações por embriaguez ao volante, sendo que 381 dessas ocorrências foram na Estrada do Mar, nas proximidades de casas noturnas.

Comparando os dados das duas últimas operações, até o dia 15 de fevereiro, na Operação Golfinho 2022/2023 foram registrados dois acidentes e quatro óbitos, e 60 pessoas feridas em acidente de trânsito. Enquanto na Operação Golfinho 2023/2024 foi registrado um acidente com vítima fatal, por atropelamento, e 44 pessoas feridas em acidente de trânsito, representando uma redução de 27%.

Além disso, houve um aumento no número de veículos fiscalizados. Em 2022/2023, 14.035 veículos, contra 17.014 nesta edição, um aumento de 21%. Os testes de etilômetros passaram de 2.949, em 2022/2023, para 3.595, em 2023/2024.

Houve 12 prisões por embriaguez ao volante, na edição anterior, e 15 nesta Operação, um aumento de 25%. Também foram efetuadas 26 prisões por drogas na Operação passada e 60 até o dia 15 de fevereiro deste ano.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895