Praia Acessível para Todos é destaque no Lami, em Porto Alegre

Praia Acessível para Todos é destaque no Lami, em Porto Alegre

Programa tem como objetivo assegurar às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida condições de acessibilidade ao Guaíba

Taís Teixeira

publicidade

Com a proposta de oportunizar a ida à praia para pessoas deficientes e com dificuldades de locomoção, a edição 2022 do projeto Praia Acessível para Todos – Mergulhe nessa Ideia – promoveu  um banho na praia do Lami, no bairro Lami, zona Sul da Capital, mais inclusivo na sexta-feira e no sábado, das 10h às 16h.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS) e de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), a ONG Caminhadores, o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa), Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), Cruz Vermelha  e outros parceiros, disponibilizaram cadeiras anfíbias para que pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos com dificuldade de locomoção entrassem em segurança nas águas do Guaíba. Esse é um modelo de cadeira de rodas desenvolvido para permitir o acesso de um cadeirante, ou portador de deficiência ou com limitações de deslocamento à praia.

Segundo o diretor de Acessibilidade da SMDS, William Tempel, o programa tem como objetivo assegurar às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida condições de acessibilidade ao Guaíba. “É uma possibilidade para que vivenciem um banho com segurança, conforto e maior autonomia possível, com a disponibilização de tecnologias para o banho assistido em cadeiras anfíbias”, ressaltou.  Tempel acrescentou que foram disponibilizadas quatro cadeiras anfíbias, mais oito guarda-sóis, seis gazebos, mais de 30 cadeiras para as pessoas aproveitarem”, reforçou.

Portador de uma deficiência que o impede de caminhar, o presidente do Comdepa,Nelson Khalil, disse que somente dessa forma consegue entrar na água. Ele destacou que o projeto é muito importante porque proporciona que pessoas deficientes vivam essa experiência pela primeira vez. “É sempre muito emocionante ver pessoas tomando um banho pela primeira vez na vida”,comentou.

O presidente da ONG Caminhadores, Rotschild Prestes,ressaltou que nesse ano a novidade é a parceria com   a prefeitura, as secretarias envolvidas e outras atividades, reforçando as opções de lazer para pessoas que têm algum tipo de deficiência. Prestes salientou que a adesão  foi satisfatória. “Na sexta, cerca de 120 pessoas e no sábado, cerca de 50 pessoas”, contou.  O dirigente ainda disse que a prefeitura disponibilizou dois ônibus para o transporte desse público. “Apenas quem é deficiente sabe como é difícil se deslocar”, explicou.

A dona de casa Shana Nogueira,o marido Juliano da Rocha Nunes, e o filho Antony, de 11 anos, foram com o transporte oferecido pela prefeitura. O menino é portador de autismo. “Estamos gostando de estar aqui, nosso filho está aproveitando”, mencionou.

O desenvolvimento dessa atividade  atende à Lei nº 12.812, de 3 de março de 2021, que institui o Programa Para Acessível no Município de Porto Alegre, além de maximizar e favorecer a mobilidade e acesso de pessoas com deficiência em atividades recreativas e de diferentes formas de lazer, garantido os direitos de igualdade e inclusão social deste público na sociedade.

O Praia Acessível para Todos – Mergulhe nessa Ideia – conta também com a parceria das secretarias municipais de Cultura e dos 250 anos de Porto Alegre, Ministério Público do Trabalho do RS (MPT/RS), Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdepa), Comando Militar do Sul, ONG Caminhadores RS, Consórcio Viva Sul, Cruz Vermelha Brasileira do RS, Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (FIESP-RS), Plano Angelus, Grupo de Hotéis Mar e Mar e Grupo Escoteiro do Mar Seival.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895