A transformação do Pronto Atendimento de Imbé, no Litoral Norte, em um hospital de pequeno porte (HPP), é algo com o que a população sonha há alguns anos. Mas a Prefeitura não cumpriu, ate hoje, determinação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) feita em outubro de 2023 para encaminhar o projeto arquitetônico da modificação da unidade, localizada na avenida Paraguassú, na área central do município.
A medida foi determinada à época em audiência com a presença do prefeito Ique Vedovato, hoje reeleito, com a secretária estadual Arita Bergmann e o deputado estadual Luciano Silveira, que intermediou a agenda. “Saímos daqui com a missão de agilizar os trâmites operacionais para viabilizar essa importante obra para a população de Imbé e região”, disse Ique em 2023, conforme registrado pela Assembleia Legislativa. Já Arita disse que o município tem “local adequado e estrutura para viabilizar a ampliação”.
“Mesmo que não dê para incluir no edital de 2023, vamos avaliar a possibilidade de utilização de alguma sobra orçamentária para viabilizar a aprovação do projeto ainda este ano”, afirmou a secretária estadual de Saúde após a reunião, contanto que a documentação fosse enviada. Não foram definidos, na ocasião, o número de camas e equipamentos que poderiam fazer parte da então futura expansão, mas a expectativa girava em torno de 18 a 20 leitos. Atualmente, a estrutura hospitalar mais próxima dos moradores de Imbé é em Tramandaí, mas, no litoral norte, há também hospitais em Osório, Capão da Canoa e Torres.
Imbé aguarda transformação do PA em hospital
Em julho de 2024, a Prefeitura afirmou que havia conseguido captar R$ 4 milhões do governo federal para, entre outras obras, levar as Unidades de Saúde da Família (USFs) Centro I e II para a área do antigo Posto de Saúde 24h, liberando a USF Centro I para a expansão do PA como hospital. No entanto, a unidade em questão segue funcionando no mesmo local, na rua Sapiranga, junto à Paraguassú. Procurada, a SES confirmou que a Administração Municipal de Imbé não enviou os projetos, porém a pasta estadual encaminhou um gerador trifásico para o Pronto Atendimento, com investimento de R$ 115 mil.
O que diz a Prefeitura de Imbé
Já a Prefeitura de Imbé também confirmou que a questão não avançou, mas que isto será tratado no atual mandato do prefeito Ique. Segundo a Administração, o projeto arquitetônico está sendo elaborado, porém não há uma previsão exata de quando ele será concluído. Depois disto, “esse projeto precisa ser aprovado na Vigilância Sanitária do Estado. Após isso, será feito o levantamento do custo e verificadas as possibilidades de disponibilidade dos recursos estaduais e do município”, prosseguiu o Executivo. Somente na sequência, a Prefeitura disse que poderá ter ideia dos valores da obra.