Projeto leva tecnologia às escolas públicas de Tramandaí

Projeto leva tecnologia às escolas públicas de Tramandaí

Programa "Mão na Massa: Robótica na Escola" deve ser aplicado nas instituições de ensino em 2019

Franceli Stefani

“Mão na Massa: Robótica na Escola” foi lançado no fim do ano passado em Tramandaí

publicidade

Um projeto inovador, que leva tecnologia para os estudantes da rede pública de Tramandaí, no Litoral Norte, foi lançado, oficialmente, no fim do ano passado, e deverá ser colocado em prática em 2019. É o “Mão na Massa: Robótica na Escola”. A secretária de Educação e Cultura, Alvanira Ferri Gamba, frisa que todas as instituições de ensino - do primeiro ao nono ano - terão acesso aos conteúdos. “Os colégios aceitaram, temos um grande número de educadores já em formação, que segue em março, junto com o início do ano letivo. Será um processo de transmissão de conhecimento, em que os professores passam para os estudantes”, explica. 

De acordo com ela, a robótica educacional é a aplicação da tecnologia na área pedagógica, sendo mais um instrumento que oferece a oportunidade de vivenciar experiências semelhantes às que terão na vida real, dando a estes a chance de solucionar problemas. “Ouvimos muitas críticas de que isso não é eficaz, que o aluno fica isolado, mas na verdade, nós queremos dar o melhor às nossas crianças. Nosso intuito é fornecer conhecimento para que eles possam estar preparados para o mercado de trabalho.”
Mercado de trabalho é igual para todos 

A secretária lembra que a área é, para as escolas particulares, “um plus”  no currículo. “Normalmente, nesses casos, eles frequentam aulas no turno inverso, além disso é cobrado um valor adicional na mensalidade. Aqui, é gratuito, para todos”, enaltece. Para Alvanira, todos os estudantes devem ter o mesmo conteúdo: “Seja na escola privada ou pública, todos precisam ter as mesmas oportunidades, até porque o mercado, lá foram é igual e competitivo para todos.”  

Além de envolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, automação, hidráulica, informática e inteligência artificial, envolvidos no funcionamento de um robô, são utilizados recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente de trabalho escolar agradável. 

Nesta perspectiva, o “Projeto Mão na Massa: Robótica Na Escola”, atende a oito das 10 competências gerais do Referencial Comum Curricular de Tramandaí. O projeto ajudará os professores a desenvolverem com seus alunos as competências do conhecimento, o pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, argumentação, cultura digital, autogestão, empatia, cooperação e a autonomia. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895