Reforçada sinalização em áreas de risco do Parque da Guarita, em Torres

Reforçada sinalização em áreas de risco do Parque da Guarita, em Torres

Prefeitura instalou placas com informações de segurança e uso do espaço

Correio do Povo

Local é conhecido internacionalmente pelo conjunto de falésias rochosas

publicidade

A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Torres reforçou a sinalização do Parque Estadual da Guarita José Lutzenberger, conhecido internacionalmente pelo conjunto de falésias rochosas. Buscando oferecer maior segurança aos visitante, as placas foram instaladas sobretudo em áreas de risco, destacando sobre o perigo de alguns pontos como a escada de acesso ao Morro, a Escada do Saltinho, Escada do Balcão e Pesqueiro Feio, a Escada da Furninha, a Escada Furna do Diamante e a Escada de acesso à Praia do Guarita.

As placas também trazem informações sobre o local, orientando sobre o uso do espaço, um dos mais visitados na cidade por causa da vista panorâmica que permite ter da praia. Por exemplo, o Parque deve ser mantido limpo, é permitida a entrada somente de animais com guia, é proibido som automotivo, escrever no arenito ou basalto (material que compõe as torres), pescar com rede nas praias e ou paredões e acampar.

A Prefeitura alerta para a necessidade de precaução ao visitar o espaço. O maior perigo é a corrente onde as ondas batem contra as pedras da Torre do Meio. Por não ter por onde escoar, a água acaba correndo de volta para o mar ao longo do paredão rochoso, formando uma espécie de calha que pode puxar o banhista.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895