capa

Túnel Verde é um dos cartões de visita de Balneário Pinhal

Primeiras mudas da paisagem foram plantadas em 1937 pelo proprietário da fazendo no local

Por
Francelli Stefani

A paisagem proporcionada pelo Túnel chama atenção até mesmo de quem já conhece a região

publicidade

Os eucaliptos curvados sobre a ERS-040 chamam atenção de quem trafega pela estrada, seja quem chega ou quem sai de Balneário Pinhal, no litoral Norte. O cheio da árvore pode ser sentido há metros de distância, assim como a temperatura, que cai conforme o visitante se aproxima. A bela paisagem chama atenção até mesmo de quem já conhece a região. O local é considerado uma atração turística da cidade.

De acordo com a administração, o antigo proprietário da Fazenda Pinhal e também histórico morador da região de Francisco Segura Garcia, no ano de 1937 iniciou o cultivo das mudas de eucalipto, da espécie robusta, no local. Com o passar dos anos, o desenvolvimento das árvores proporcionou o surgimento da passagem com 2.800 metros de estrada completamente coberta pelas copas, que se entrelaçam.

Acostumada a veranear na cidade, a artesã Victória de Araújo, 33 anos, sempre para sentir o ar fresco. “O cheirinho é maravilhoso, é uma beleza ímpar. Além disso, aproveitamos para comprar mel, há vários produtores que expõem o produto nas proximidades”, diz.

No fim da década de 1990, a Prefeitura de Balneário Pinhal estabeleceu um plano com foco de estender o túnel para 3.500 metros, através do plantio de 60.000 mudas de eucalipto nas cercanias da estrada. A medida foi aprovada pelo vendedor Vinícios de Ávila, 45. “Nós estamos instalados em Imbé, mas sempre circulamos pelo nosso litoral. Pesquisamos e encontramos em Pinhal essa beleza natural, valorizada pelo poder público. Outras cidades deveriam ser assim também”, afirma o morador de Guaíba, na região Metropolitana de Porto Alegre.