Tarde de sol ajuda a lotar praia em Tramandaí

Tarde de sol ajuda a lotar praia em Tramandaí

Depois de enfrentarem o trânsito conturbado, veranistas foram recompensados na orla

Chico Izidro

Depois de enfrentarem o trânsito conturbado, veranistas foram recompensados na orla

publicidade

O sol resolveu ser camarada no último domingo de 2018. Apareceu forte, e ajudado por uma leve brisa, fez lotar a praia de Tramandaí. As pessoas caminhavam, jogavam, se banhavam, tomavam chimarrão ou mesmo ficavam sentadas sob guarda-sóis, a maioria com sorrisos no rosto. Muitas queriam esquecer a temporada difícil, e outras acreditam em um ano novo melhor. Mesmo a água não tão limpa, não afugentou os banhistas.

O casal Roberto Tubelo Rupert, 66 anos, e Carmen Ferreira, decidiu há 18 anos se mudar para o balneário Tramandaí, para fugir dos problemas de Porto Alegre, e aproveitar que um dos filhos veio morar na praia. Os dois passeavam aparentando tranquilidade, mas estavam cheios de reclamações para fazer, principalmente em relação a falta de segurança e a limpeza no litoral. "Espero muita saúde e menos sem-vergonhice no próximo ano", disparou Carmen. "E quero mais segurança", pediu. Roberto destacou que na temporada de verão sobram policiais, mas eles não são visto no restante do ano. "No inverno a gente não vê policiamento", garantiu. "Tem um lixão aqui que é uma vergonha. E as autoridades não fazem nada", lamentou Carmen.

Já Alcione Chiarelli, 78 anos, queria passar longe das preocupações. "Quero curtir este tempo ótimo que está fazendo", destacou o aposentado natural de Rio Pardo, mas morando em Cacequi desde 1949. "Cheguei no sábado pela manhã e já vim aproveitar", disse ele, que passa o verão em Tramandaí há cerca de 20 anos. "Nem são férias, pois estou de férias permanentes", brincou, soltando uma forte gargalhada.

Chiarelli disse ainda não ter nada planejado para a virada do ano. Mas fez questão de lembrar que o trânsito estava terrível. "Levei mais de quatro horas para chegar. Fico pensando como será a volta", assustou-se. Por outro lado, a tranquilidade estava com Nilda dos Santos Oliveira, de Santo Antônio da Patrulha. A simpática senhora chegou no começo do fim de semana e ficará até a quarta-feira. "Este domingo está maravilhoso", destacou. "O sol está perfeito para uma caminhada e um banho", afirmou.

Nilda está acompanhada da filha, do genro e dos netos. E a família já se organizou para a noite de ano novo. "Já é uma tradição nossa. Na beira da praia e abrir uma champanhe e comemorar o novo ano", revelou Nilda, que garantiu ter perdido as contas de quantos verões passou em Tramandaí. "Para 2019 espero um ano melhor, de muita esperança para todos, acredito muito. Mas também se não for, paciência", resignou-se.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895