Tempo bom leva veranistas para as praias no litoral Norte

Tempo bom leva veranistas para as praias no litoral Norte

Sol e pouco vento nesta terça-feira

Paula Maia

Pouco vento e as águas claras em Arroio do Sal levaram muitos veranistas para a praia

publicidade

O segundo dia do ano foi marcado por condições climáticas favoráveis no litoral Norte gaúcho. Apesar de períodos com nuvens, o pouco vento e a maior presença do sol levaram os veranistas para as areias. Em Arroio do Sal, a bandeira vermelha sinaliza precaução, as ondas atingem aproximadamente 1,4 metros, e a temperatura da água registrada em 23ºC. Em Albatroz, a presença da bandeira amarela e águas mais claras trouxeram satisfação aos veranistas que optaram por permanecer na região litorânea.

De acordo com o boletim do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, desde o início da operação verão em 16 de dezembro de 2023, houve o resgate de 222 pessoas, além do atendimento a 6.914 casos de lesões causadas por águas-vivas. O registro inclui também 241 operações de resgate e salvamento. Infelizmente, houve um afogamento fatal em água salgada em Arroio do Sal e 23 afogamentos fatais em água doce, todos ocorridos em áreas sem a presença de salva-vidas.

O coordenador operacional da Operação Verão, o Major Daniel Moreno do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, ressalta a importância dos banhistas procurarem áreas supervisionadas por salva-vidas. "Até o momento, não houve registros de óbitos em áreas de cobertura por guaritas. Desde o início da operação, temos feito apelos para que as pessoas se posicionem em frente às guaritas. Se podemos vê-los, podemos protegê-los", enfatiza.

Tempo fechando no litoral | Foto: Carlos Meregalli/Especial CP

No final da manhã, o tempo começou a mudar. O vento forte e a alteração na condição do mar diminuiu a presença de veranistas à beira-mar.

A Defesa Civil do RS chegou a emitir um alerta, válido até 20h, para chuvas e ventos pontualmente fortes, descargas elétricas e queda de granizo pequeno.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895