Grupo Reunidos oferece o teste sorológico para Covid-19 de maneira precisa e rápida no RS

Grupo Reunidos oferece o teste sorológico para Covid-19 de maneira precisa e rápida no RS

Produzido na Alemanha, o Elisa para IgA e IgG oferece resultados em até 24 horas

Correio do Povo

publicidade

Formado por laboratórios de Porto Alegre e regiões Metropolitana, Vale dos Sinos e Vale do Paranhana, o Grupo Reunidos acaba de receber o Teste Elisa para IgA e IgG – atualmente, no território gaúcho, o mais preciso à Covid-19 e o mais rápido na entrega de resultados. A coleta de sangue é feita na hora, sem necessidade de marcação prévia ou de estar em jejum, e os resultados ficam prontos em até 24 horas. Os exames testam anticorpos humanos específicos contra SARS-CoV-2 em pessoas: com ou sem sintomas de gripe prolongada; que desejam detectar a doença ou saber se já estão potencialmente imunizadas.

O grupo adquiriu o lote da empresa alemã Euroimmun/PerkinElmer, líder mundial em diagnóstico laboratorial. Através do método Elisa, o teste para Imunoglobulina A fornece um ensaio semiquantitativo in vitro para anticorpos humanos contra SARS-CoV-2 no soro para apoiar no diagnóstico da infecção.

"Escolhemos o IgA para garantir uma detecção sensível na fase inicial da doença. Essa imunoglobulina se apresenta com títulos elevados em doenças infecciosas do trato respiratório, em especial a Covid-19, e descrito como marcador de diagnóstico de infecção aguda, sendo detectada mais precocemente que o IgM. Um resultado de IgA positivo indica que, provavelmente, o paciente teve contato com o vírus nas últimas semanas e está na fase recente da doença", explica Carlos Eduardo Merck Petry, Diretor Operacional do Grupo Reunidos.

A empresa também adquiriu um teste com o mesmo método para Imunoglobulina G, encontrada em todos os fluidos corporais. Este detecta presença de anticorpos de defesa e indica que o paciente teve contato anterior com o vírus, mesmo sem sintomas, e que, possivelmente está imune.

A resposta imunológica depende de fatores individuais, sendo assim, a produção de anticorpos pode ser mais precoce ou mais tardia. Acredita-se que os anticorpos, inicialmente IgA e IgM, seguidos de IgG, sejam detectáveis a partir do sétimo dia da doença. "É necessário ter alguns cuidados na interpretação destes testes. Nem todo o paciente formará anticorpos nos primeiros dias, podendo apresentar resultado falso negativo, em que provavelmente não teve contato com o vírus ou ainda não houve formação dos anticorpos", revela José Carlos Petry, Diretor Geral do Grupo Reunidos.

Para a validação do vírus que gera a Covid-19 que circula no território gaúcho, a empresa realizou testes junto ao Hospital da PUCRS e Hospital Centenário de São Leopoldo.

Dentro do atual contexto, os laboratórios do grupo vão se colocar à disposição da sociedade e realizar a coleta em domicílio. Com o objetivo de ampliar ainda mais a testagem na capital gaúcha, também inaugurou um posto de coleta na Nasce Gestante (Rua Gustavo Schmitt, 580 - Três Figueiras). Outro importante ponto de coleta é um Drive-Thru, localizado no Shopping Iguatemi Porto Alegre. O grupo também oferece parceria com empresas de todos os portes, em todas as regiões que atua, para coletas "in company".

Os valores variam de R$ 220,00 à R$ 390,00, de acordo com a escolha de forma de pagamento. Profissionais de todas áreas da saúde, inscritos em seus respectivos conselhos, têm desconto no valor. Informações sobre o exame e coleta domiciliar pelo telefone (51) 3331.0460.

Grupo Reunidos

O Grupo Reunidos nasceu em 1996, com a compra do Laboratório Reunidos, o primeiro da capital gaúcha, inaugurado em 1942. Os sócios já atuavam na área de laboratórios desde 1989, na cidade de Nova Hartz (RS). Reconhecido por sua precisão dos laudos técnicos e um atendimento próximo aos clientes, o Grupo conta com laboratórios nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Estância Velha, Sapiranga, Araricá, Nova Hartz e, em julho de 2020, estará presente em Eldorado do Sul. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895