Grupo Reunidos oferece o teste sorológico para Covid-19 de maneira precisa e rápida no RS
capa

Grupo Reunidos oferece o teste sorológico para Covid-19 de maneira precisa e rápida no RS

Produzido na Alemanha, o Elisa para IgA e IgG oferece resultados em até 24 horas

Por
Correio do Povo


publicidade

Formado por laboratórios de Porto Alegre e regiões Metropolitana, Vale dos Sinos e Vale do Paranhana, o Grupo Reunidos acaba de receber o Teste Elisa para IgA e IgG – atualmente, no território gaúcho, o mais preciso à Covid-19 e o mais rápido na entrega de resultados. A coleta de sangue é feita na hora, sem necessidade de marcação prévia ou de estar em jejum, e os resultados ficam prontos em até 24 horas. Os exames testam anticorpos humanos específicos contra SARS-CoV-2 em pessoas: com ou sem sintomas de gripe prolongada; que desejam detectar a doença ou saber se já estão potencialmente imunizadas.

O grupo adquiriu o lote da empresa alemã Euroimmun/PerkinElmer, líder mundial em diagnóstico laboratorial. Através do método Elisa, o teste para Imunoglobulina A fornece um ensaio semiquantitativo in vitro para anticorpos humanos contra SARS-CoV-2 no soro para apoiar no diagnóstico da infecção.

"Escolhemos o IgA para garantir uma detecção sensível na fase inicial da doença. Essa imunoglobulina se apresenta com títulos elevados em doenças infecciosas do trato respiratório, em especial a Covid-19, e descrito como marcador de diagnóstico de infecção aguda, sendo detectada mais precocemente que o IgM. Um resultado de IgA positivo indica que, provavelmente, o paciente teve contato com o vírus nas últimas semanas e está na fase recente da doença", explica Carlos Eduardo Merck Petry, Diretor Operacional do Grupo Reunidos.

A empresa também adquiriu um teste com o mesmo método para Imunoglobulina G, encontrada em todos os fluidos corporais. Este detecta presença de anticorpos de defesa e indica que o paciente teve contato anterior com o vírus, mesmo sem sintomas, e que, possivelmente está imune.

A resposta imunológica depende de fatores individuais, sendo assim, a produção de anticorpos pode ser mais precoce ou mais tardia. Acredita-se que os anticorpos, inicialmente IgA e IgM, seguidos de IgG, sejam detectáveis a partir do sétimo dia da doença. "É necessário ter alguns cuidados na interpretação destes testes. Nem todo o paciente formará anticorpos nos primeiros dias, podendo apresentar resultado falso negativo, em que provavelmente não teve contato com o vírus ou ainda não houve formação dos anticorpos", revela José Carlos Petry, Diretor Geral do Grupo Reunidos.

Para a validação do vírus que gera a Covid-19 que circula no território gaúcho, a empresa realizou testes junto ao Hospital da PUCRS e Hospital Centenário de São Leopoldo.

Dentro do atual contexto, os laboratórios do grupo vão se colocar à disposição da sociedade e realizar a coleta em domicílio. Com o objetivo de ampliar ainda mais a testagem na capital gaúcha, também inaugurou um posto de coleta na Nasce Gestante (Rua Gustavo Schmitt, 580 - Três Figueiras). Outro importante ponto de coleta é um Drive-Thru, localizado no Shopping Iguatemi Porto Alegre. O grupo também oferece parceria com empresas de todos os portes, em todas as regiões que atua, para coletas "in company".

Os valores variam de R$ 220,00 à R$ 390,00, de acordo com a escolha de forma de pagamento. Profissionais de todas áreas da saúde, inscritos em seus respectivos conselhos, têm desconto no valor. Informações sobre o exame e coleta domiciliar pelo telefone (51) 3331.0460.

Grupo Reunidos


O Grupo Reunidos nasceu em 1996, com a compra do Laboratório Reunidos, o primeiro da capital gaúcha, inaugurado em 1942. Os sócios já atuavam na área de laboratórios desde 1989, na cidade de Nova Hartz (RS). Reconhecido por sua precisão dos laudos técnicos e um atendimento próximo aos clientes, o Grupo conta com laboratórios nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Estância Velha, Sapiranga, Araricá, Nova Hartz e, em julho de 2020, estará presente em Eldorado do Sul.