Ioga une corpo e espírito e auxilia contra a depressão

Ioga une corpo e espírito e auxilia contra a depressão

publicidade

A ioga é uma disciplina indiana tradicional, ao mesmo tempo mental e física, que é praticada no mundo inteiro e está inscrita desde 2016 como patrimônio imaterial da humanidade. A palavra vem do sânscrito e significa “unir”, o que, segundo o historiador Bernard Sergent, ilustra bem a ideia subentendida da disciplina: “Unir em um mesmo conjunto o intelecto de quem pratica com a alma universal do mundo”.

A noção da ioga aparece em obras muito antigas como o “Bhagavad-Gîtâ”, texto fundamental do Hinduísmo, escrito entre os séculos V e II antes de nossa era, em que aparece geralmente como uma forma de transcender o sofrimento. No entanto, esse termo é equivocado já que coexistem vários iogas: clássico, popular, ascético e, inclusive, erótico, como destaca o filósofo e romancista Mircea Eliade no ensaio “Técnicas de Ioga”.

“A ioga de hoje, de consumo corrente (...), não é outra coisa além de uma ginástica de boa saúde”, resume a escritora Tara Michael. “Qualquer pessoa com flexibilidade física, energia e um pouco de lábia pode improvisar e em seis meses se tornar "professor de ioga’”, completa ela.

No fim do século XIX, enquanto passava a ser mais conhecida no Ocidente, a disciplina se reinventava na Índia, movimento impulsionado pelo mestre do Hinduísmo moderno Swami Vivekananda (1863-1902), que insistiu no lado racional e científico para fazer desta uma disciplina mais acessível, criando assim as bases de uma ioga moderna. Na primeira metade do século XX apareceram livros no Ocidente que registram e detalham as posturas da ioga. Contrariamente ao que se acredita, a importância dada às posturas e séries não vem de vários milênios, mas sim de um desenvolvimento recente.

Nos anos 1960 e 1970, a fascinação dos ícones da contracultura pela metafísica indiana, ilustrada pela relação dos Beatles com o guru indiano Maharishi Mahesh, popularizou a ioga como prática espiritual. Contudo, nos anos 1980 e 1990 uma prática baseada em métodos atléticos e dinâmicos ganhou mais espaço no Ocidente. É difícil fazer um censo confiável da quantidade de pessoas que praticam ioga no mundo atualmente.

Os estudos mostram seus benefícios contra a ansiedade, a depressão e os transtornos do sono (mais eficaz que uma simples atividade física, mas ainda menos do que uma psicoterapia).

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895