Diretor-presidente da Rede Agafarma, Wilson Galli, e a diretora financeira Janete de MatosA vontade de unir esforços e levar bem-estar às pessoas vem sendo ampliada a partir de uma parceria entre a Rede Agafarma, a Nutrimate e o Instituto da Mama do RS (Imama). A intenção foi materializada com a criação do chá misto, composto por camomila, mirtilo e anis-estrelado. O produto, elaborado com apoio das nutricionistas do Imama, está sendo comercializado em todas as lojas da rede no RS. A importância de trabalhar conceitos de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, sobretudo neste mês, em virtude do Outubro Rosa, foi um dos principais pilares para que a parceria se firmasse. Parte da renda é repassada ao Imama, o que garante a continuidade das ações do instituto no cuidado com mulheres que enfrentam a doença.
“Essa iniciativa representa o engajamento com a causa social. Nossa raiz é associativista. Estamos em mais de 220 municípios em estabelecimentos que somam 480 lojas e desenvolvemos muitas ações voltadas à saúde”, destaca o diretor-presidente da Agafarma, Wilson Galli. “Queremos ampliar a conscientização dos cuidados e da prevenção não só de mulheres, mas de homens também. A causa é maior. É mostrar que há apoio a quem necessita”, explica.
O auxílio da família e da sociedade é fundamental, complementa a diretora financeira Janete de Matos. “Também levamos informação aos consumidores. Percebemos que as pessoas às vezes precisam apenas serem ouvidas. No interior, é comum a Agafarma ser referência na cidade, pois os profissionais conhecem muito bem a comunidade. Sabem atender às necessidades do cliente. E isso também resulta das constantes capacitações e treinamentos pelos quais os associados passam”, analisa. A participação dos associados é grande e relevante no grupo, inclusive a ideia da fabricação do chá foi passada por
um deles. “Já tínhamos outros produtos de marca própria, mas o chá surgiu por uma questão social e que reflete a essência da rede, que busca humanizar as relações e proporcionar maiores cuidados com a saúde em geral”.
O desafio de elaborar um produto que contribuísse com esse processo e se mantivesse, além do Outubro Rosa, em destaque na casa dos gaúchos foi superado pela Nutrimate. Conforme a diretora comercial da empresa, Nara Parchen Tomé, a ideia vai ao encontro da filosofia da empresa que desenvolve diversas ações solidárias e apoia o cuidado com a saúde e a importância de promover o bem comum. Ela lembra que a empresa foi criada no ano 2001, na cidade de Arvorezinha, localizada a 220 km da capital gaúcha. Nara ressalta que a empresa alia tecnologia e precisão na escolha da matéria-prima. “Nossos produtos cumprem rigorosamente todos os procedimentos exigidos pela boa prática da indústria alimentícia. Há também um olhar à sustentabilidade”, salienta.

Imama RS | Recursos garantem os projetos
Parte da verba arrecadada com a venda do chá misto, em toda a Rede Agafarma, é destinada ao Instituto da Mama do RS. Conforme a vice-presidente Imama, Cíntia Seben, a iniciativa é um grande gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Segundo ela, todo o trabalho do instituto depende de recursos e de doações e iniciativas como essa são fundamentais para que o trabalho com mulheres que passam pelo desafio da doença seja mantido. Ele lembra que a doença surge devido a diversos fatores, como consumo abusivo de álcool e tabaco, estresse e abalos emocionais. Além disso, fazer exames de rotina e manter cuidados especiais ajudam na prevenção ao câncer. "No estágio inicial da doença, a chance de cura chega a 95%", relembra.
De acordo com Cíntia, estudos apontam a estimativa entre 2018 e 2019 é de que haja 59 mil novos casos da doença no RS. "No Brasil, há 164 casos da doença por dia e desses 47 mulheres vêm a óbito", alerta. "Nossa batalha é para que possamos continuar as ações e que o diagnóstico ocorra no estágio inicial para que as chances de cura sejam maiores e o tratamento menos doloroso", observa. "É a partir desses apoios que conseguimos manter nossas atividades. Não recebemos recursos governamentais. Tudo vem do voluntariado e das parcerias institucionais", explica.