Cuidados com a pele

Cuidados com a pele

O uso de chapéu de abas largas e óculos escuros complementam a estratégia de proteção.

Correio do Povo

publicidade

A exposição excessiva ao sol deve ser evitada pois além de desidratar, a radiação tem efeito cumulativo e pode provocar diversas alterações, como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar queimaduras, envelhecimento precoce, tumores benignos e malignos.

Ao sair ao ar livre, procure ficar na sombra, principalmente no horário entre 10 e 16 horas. Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. O produto deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia, a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação ultravioleta atravessa as nuvens.

É importante lembrar que, além do filtro solar, é preciso cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas, preferencialmente de algodão ou com tecidos específicos que incluam proteção solar. O uso de chapéu de abas largas e óculos escuros complementam a estratégia de proteção.

Os cuidados básicos devem ser realizados diariamente pois mantendo a pele limpa, hidratada e protegida do sol, estamos atuando a favor do embelezamento da pele e auxiliando na manutenção da saúde do nosso manto de proteção, evitando problemas e promovendo uma vida mais saudável. Por isso é importante consultar um médico dermatologista regularmente para a avaliação, prevenção e quando necessário, a utilização de tratamentos individualizados para cada tipo de pele.

 

Dra. Gabriela Hertz Soares :

CRM 33931 - Especialista em Dermatologia


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895