Rinoplastia permite corrigir deformidades no nariz
capa

Rinoplastia permite corrigir deformidades no nariz

Técnica, contudo, leva em consideração aspectos étnicos do paciente

Por
Amrigs

Rinoplastia permite corrigir deformidades no nariz

publicidade

O Brasil é um país multicultural e miscigenado, portanto há um pouco do DNA de praticamente todos os grupos étnicos determinando nossas feições. Mas para critério de avaliação, há três principais tipos de formato de nariz, relacionado aos três maiores grupos étnicos de nossa população: caucasianos, negros e asiáticos.

O nariz caucasiano tende a ter uma pele mais fina (o que favorece definição no pós-operatório), ser maior, com osso nasal com parede espessa. As asas (que formam as narinas) não costumam estar muito afastadas uma da outra.

Já em pacientes afrodescendentes, a distância entre os olhos costuma ser maior, assim como a distância entre as narinas (queixa mais frequente nesses pacientes); o osso nasal é pequeno (dando um aspecto curto no perfil), a pele é muito espessa e as cartilagens da ponta são moles e portanto permitem uma mobilidade muito grande da ponta.

Os narizes de pacientes com origem asiática se assemelham muito a esses, porém nota-se que são bem menores em tamanho e menos projetados e não tem narinas tão grandes.

A rinoplastia vai, portanto, corrigir as deformidades sem deixar de respeitar as características de grupo étnico do paciente, evitando resultados com aspecto artificial. Além do mais, um indivíduo que tem mais compreensão de sua própria anatomia (e das limitações dela), vai ter maior compreensão a técnica cirúrgica pode ou não lhe oferecer.

Por fim, a cirurgia plástica de nariz é revestida de uma particular beleza, um procedimento em que a combinação de Ciência e Arte são especialmente elevadas e ficarão a exposição de todos. É um processo pelo qual o paciente passa sem jamais sai rpsicologicamente inerte. O nariz tem importante peso na auto-imagem e na auto-estima, e quando o paciente alcança esse tão desejado sonho, o sorriso no rosto e o brilho nos olhos corroboram essa percepção.

Dr. Jairo Júnior Casali
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery
CREMERJ 91132-1
CREMERS 31611
Cidades onde atua: Rio de Janeiro (RJ) e Passo Fundo (RS)
instagram: @dr.jairocasali
drjairocasali.plastica@gmail.com