Direto ao Ponto

A escalada de premiações do azeite de oliva gaúcho

Agroindústrias do Estado, como Estância das Oliveiras e Prosperato, consolidam cada vez mais seus azeites entre os melhores do mundo

André Goelzer é o mestre de lagar da Estância das Oliveiras
André Goelzer é o mestre de lagar da Estância das Oliveiras Foto : Estância das Oliveiras/Divulgação

A cada safra, os lagares de azeite de oliva extravirgem estabelecidos no Rio Grande do Sul amealham mais prêmios pelo mundo. Em 2024, um dos estabelecimentos mais festejados do Estado, a Estância das Oliveiras, conquistou uma honraria inédita: o prêmio Mario Solinos, concedido pelo Comitê Oleico Internacional e considerado o “Oscar” dos azeites. De acordo com diretor de Relacionamento com o Mercado da Estância das Oliveiras, Rafael Goelzer, o produto consagrado foi o Blend Exclusivo, extraído das azeitonas arbosana, arbequina e koroneiki, na categoria “verde ligero”.

Ao longo deste ano, o empreendimento, localizado no município de Viamão, conquistou mais de 80 medalhas internacionais e ainda aguarda resultados de competições em Paris, em Nova York e na Austrália. Segundo Goelzer, que divide a administração do negócio com o pai, Lucídio, e o irmão, André, (o mestre de lagar, responsável pelo processamento das frutas e combinações dos azeites), mesmo com a quebra de safra ocorrida em 2024, a colheita resultou em matéria-prima de excelente qualidade, embora em menor volume.

No ano passado, a fazenda colheu 21 toneladas de frutas, que renderam 2,1 mil litros de azeite. Para a safra de 2025, com um cenário mais alentador do ponto de vista climático, a expectativa é de uma colheita de 50 toneladas de frutas e 5 mil litros de azeite. “Já há prejuízos causados pelo clima neste ano, mas menores”, explica o empresário, dizendo que nos meses de setembro a novembro as condições do tempo são cruciais para as árvores, em período de floração.

Prosperato, destaque no Flos Olei

Rafael Marchetti, mestre de lagar da Prosperato | Foto: Prosperato/Divulgação/CP

Com olivais em Caçapava do Sul, São Sepé, Sentinela do Sul e Barra do Ribeiro, a Prosperato segue acumulando reconhecimentos em 2024. A empresa aparece como a melhor colocada entre as marcas gaúchas no Flos Olei 2025, guia italiano que lista os 500 melhores azeites de oliva fabricados no mundo. Este é o nono ano consecutivo que a marca é incluída na publicação, desta vez com a pontuação mais alta entre todos os concorrentes brasileiros: 97 de um total de 100 pontos.

O diretor da Prosperato e mestre de lagar da empresa, Rafael Marchetti, lembra que a empresa já acumula mais de 280 prêmios desde 2016, quando começou a participar de certames, 100 deles somente em 2024. Para a próxima safra, Marchetti acha difícil fazer previsões. “Vamos viver nos próximos meses um período apreensivo, com a floração e depois a formação das frutas”, comenta. Se o tempo se mantiver seco, diz ele, a possibilidade de produzir frutos com boa qualidade e quantidade de azeite é grande.

Mais Lidas