Arte & Agenda

A “13ª Galponeira de Bagé” divulga finalistas

O festival musical será realizado de 30 de outubro a 1º de novembro

Evento incentiva a música regional
Evento incentiva a música regional Foto : Javier Dall / Divulgação / CP

A Prefeitura de Bagé, por meio da sua Secretaria de Cultura, divulga o resultado da triagem das composições selecionadas para a 13ª Galponeira de Bagé, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2025.

O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, ressalta a importância cultural e simbólica do festival. “A Galponeira já faz parte da história de Bagé e do Rio Grande do Sul. É um espaço que valoriza a nossa identidade, abre caminho para novos compositores e fortalece a tradição da música regional. E ao mesmo tempo, ela projeta Bagé no cenário cultural do Estado”, afirma.

A chama da música regional segue acesa e pulsante. Prova disso é que a 13ª edição da Galponeira de Bagé recebeu 426 inscrições. “O número expressivo de canções confirma a vitalidade de nossa música, e o prestígio que o festival recuperou em sua retomada, voltando a ser uma das vitrines mais importantes da criação musical do Sul do país”, ressalta o secretário de Cultura, Zeca Brito.

Um mapa de vozes

As inscrições vieram de 95 municípios diferentes, compondo um verdadeiro mapa cultural do Rio Grande do Sul. Santa Maria (49), Bagé (48) e Dom Pedrito (44) aparecem com maior frequência, seguidas de cidades como Santana do Livramento (13), Cachoeira do Sul (12), Pelotas (12), Alegrete (12), Caçapava do Sul (11), Porto Alegre (10) e São Gabriel (9). Ainda que a grande maioria seja gaúcha, a Galponeira ultrapassou fronteiras e recebeu também composições vindas de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Argentina.

Milonga no centro

Entre os ritmos, a milonga reina absoluta: foram cerca de 230 composições, mais de 60% do total. Em torno dela, desfilam outras sonoridades do universo platino e pampeano: a chamarra (55), o chamamé (50), a vaneira (30), o rasguido doble (15), a chacarera (15), além de valsas, zambas, bugios e até incursões menos usuais, como bolero, cururu, mazurca e cumbia.

O processo de seleção

O processo de seleção foi conduzido pelo júri formado por Lucas Barres, José Armando Carreta, José Daniel Santos, Guilherme Collares e Fábio Peralta, que, juntamente com a equipe de organização da Secult, dedicaram-se a dois dias de avaliação.

As músicas escolhidas se dividirão em duas noites: sete apresentações na sexta-feira (30 de outubro) e sete no sábado (31 de outubro), sempre a partir das 20h. Entre as 14 concorrentes, o júri apontará dez composições finalistas, que retornarão ao palco no último dia do evento, disputando os prêmios da 13ª Galponeira de Bagé.

Confira a seguir a listagem das composições aprovadas:

Músicas Selecionadas:

De Má Bebida

Ritmo: Vanera

Letra: Fábio Maciel, Zé Renato Daudt, Rafael Ferreira, Leandro Godinho, Bruno Teixeira e Jorge Dias Borges

Melodia: Bruno Teixeira, Jorge Dias Borges, Zé Renato Daudt, Fábio Maciel, Rafael Ferreira e Leandro Godinho

Cidades: Bagé, Lavras do Sul, São Gabriel e Vacaria

Eu Canto a Sina da Faca

Ritmo: Milonga

Letra: Bruno Seligman de Menezes e Gujo Teixeira

Melodia: Robledo Martins

Cidades: Lavras do Sul, Pelotas e Santa Maria

Mascate

Ritmo: Milonga

Letra: Felipe Correa

Melodia: Alexson Massagão

Cidades: Cruz Alta e Dom Pedrito

Meu Verso é Gente de Campo

Ritmo: Milonga

Letra: Rafael Xavier

Melodia: João Rodrigues

Cidades: Dom Pedrito

Milonga pra Bagé

Ritmo: Milonga

Letra: José Diogo Barros Corrêa

Melodia: Julio Froz

Cidades: Bagé e Novo Hamburgo

Milongueiro

Ritmo: Milonga

Letra: Mario Amaral

Melodia: Matheus Alves

Cidades: Porto Alegre e Xangri-lá

Por Los Pagos de Loreto

Ritmo: Chacarera doble

Letra: Jorge Duarte Webber

Melodia: Miguel Darío Diaz

Cidades: La Plata e Porto Alegre

Só Forasteiros

Ritmo: Milonga

Letra: Lisandro Amaral

Melodia: Márcio Costa e Odair Teixeira

Cidade: Bagé

Sorte ou Culo

Ritmo: Vaneira

Letra: Valdir Eguilhor (Cabo Veio), Ivo Martins Eguilhor e Willian Eguilhor

Melodia: Willian Eguilhor

Cidade: Dom Pedrito

Tempo da Pista

Ritmo: Candombe

Letra: Hugo Pedroso

Melodia: Taylor Garin e Tiago Schoenfeld

Cidade: Cachoeira do Sul

Todo Lo Que Tengo Yo

Ritmo: Cifra de milonga

Letra: Leonardo Borges

Melodia: Daniel Cavalheiro

Cidade: Santana do Livramento

Um Tal João

Ritmo: Milonga

Letra: Mauro Dias e Rogério Morais

Melodia: Mauro Dias e Felipe Goulart

Cidade: Santo Antônio das Missões

Vaneirinha Debochada

Ritmo: Vaneira

Letra: Severino Rudes Moreira

Melodia: Sergio Rosa

Cidades: Bagé e Santa Maria

Velha Porteira

Ritmo: Milonga

Letra: Igor Mastroiano

Melodia: Chico Teixeira

Cidade: Bagé

Músicas Suplentes:

Promessa de chacarera

Ritmo: Aires de chacarera

Letra: Alessandro Vaz de Mattos

Melodia: Lissandro Perez Jacinto

Cidade: Bagé

Minha Melodia

Ritmo: Milonga

Letra: Antônio Caminha

Melodia: Luiz Cardoso

Cidades: Alegrete e Santana do Livramento

O Poço da Milonga

Ritmo: Milonga

Letra: Antonio Guadalupe

Melodia: Mano Júnior

Cidades: Pelotas e Rio de Janeiro

Vida Que Canta

Ritmo: Milonga

Letra: Carlos Eduardo Nunes

Melodia: Matheus Bica

Cidades: Cachoeira do Sul e Santa Maria

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 12 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio