Artista Rafa Jung doa grafite a galpão comunitário no Vale do Sinos, atingido pela enchente
Espaço atende mais de 700 pessoas desabrigadas, e foi reconstruído com o apoio do projeto

publicidade
A revitalização de um galpão comunitário no Vale dos Sinos, destruído pelas enchentes de maio, foi concluída nessa semana. A transformação do espaço, que atende mais de 700 pessoas, incluindo 300 crianças, foi realizada pelo artista Rafael Jung, do coletivo artístico 5ª Galáxia, trazendo cor e esperança para a comunidade no Bairro Santos Dumond.
Uma equipe de aproximadamente 12 pessoas da organização Operation Blessing, sediada na Virgínia, Estados Unidos, uniu-se a Rafael Jung para esta missão especial de solidariedade e transformação. Com representantes de diversos países, esses voluntários ajudaram na reconstrução da comunidade atingida.
Coordenado em parceria com Rafael Jung, o projeto teve como objetivo revitalizar o galpão comunitário, originalmente construído em 2020. “É uma honra estar aqui e contribuir para a melhoria das condições de vida dessas pessoas. Nosso objetivo foi não apenas reconstruir a estrutura física do galpão, mas também trazer cor e vida através da arte”, afirmou Rafael Jung.
A equipe da 5ª Galáxia, com os voluntários internacionais, transformou o local em uma obra de arte que reflete a cultura e a resiliência da comunidade. Além do aspecto artístico, a organização também contribuiu na reconstrução estrutural do galpão. “Queremos que cada criança e adulto que venha aqui se sinta valorizado e inspirado. A arte tem esse poder transformador”, destacou Jorge Pratts, coordenador do projeto.
Especialista em grandes projetos de arte urbana e bacharel em Artes Visuais pela Feevale, Rafael Jung descobriu cedo sua paixão pela arte, influenciado por sua tia. Aos 13 anos, começou a pintar em telas e, em 2002, trocou pincéis por tubos de spray, encantando-se pelo grafite.
Rafael Jung já realizou exposições nacionais e internacionais, participando de grandes festivais no Brasil, Equador e Espanha. Com seu ateliê em Novo Hamburgo, ele é o fundador da 5ª Galáxia, a primeira empresa de grafite do Rio Grande do Sul. Com projetos executados na Universidade Feevale, na Estação Petrobrás e para outros clientes da iniciativa privada, Jung é um dos nomes mais consolidados do grafite em Novo Hamburgo e no Vale do Sinos.