Autópsia de Liam Payne mostra que cantor morreu de ferimentos múltiplos; veja o que diz o laudo
As autoridades locais seguem investigando a morte a fim de reconstituir as últimas horas de Payne

publicidade
A autópsia do corpo de Liam Payne, morto na última quarta-feira, 16, aos 31 anos, aponta que o ex-One Direction morreu em decorrência dos ferimentos múltiplos sofridos pelo cantor na queda da sacada de seu quarto de hotel, no terceiro andar, em Buenos Aires, Argentina. De acordo com o relatório oficial, os traumas na cabeça já foram o suficiente para levar à morte do cantor.
De acordo com o jornal The Guardian, as autoridades locais seguem investigando a morte a fim de reconstituir as últimas horas de Payne. Outros hóspedes do hotel ouvidos pelo jornal e pela polícia argentina relataram a presença de um “homem agressivo que pode estar sob efeito de drogas e álcool”.
A Justiça argentina abriu uma investigação, ressaltando que o músico parecia estar sozinho no momento da queda, passando por "algum tipo de surto, fruto do abuso de substâncias". Devido à posição em que o corpo foi encontrado e aos ferimentos, "presume-se que Payne não adotou uma postura de reflexo para se proteger e que pode ter caído em um estado de semi ou total inconsciência", acrescentou.
O corpo apresentava "politraumatismo, hemorragia interna e externa", segundo o laudo, que registrou 25 lesões. "Liam estará sempre em nossos corações e vamos nos lembrar dele por sua alma gentil, engraçada e corajosa", diz um comunicado divulgado por sua família. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, expressou condolências. Três funcionários do hotel e duas mulheres que estiveram no quarto com o músico antes do ocorrido devem prestar depoimento.
Segundo o norte-americano Doug Jones, que estava hospedado no mesmo hotel que o cantor, ele ouvia constantemente barulhos altos vindos do quarto de Payne. “Achei que eles estavam fazendo construção, tinha muita batida, portas batendo, a maior parte do dia. Foi alto, bizarro”, disse ele ao The Guardian. “Mais tarde ouvi as sirenes, pensando que talvez houvesse um incêndio em algum lugar. E então ouvi um grito muito alto.”
Veja Também
- O que se sabe até o momento sobre a morte de Liam Payne?
- “Estamos com o coração partido”, diz família de Liam Payne em homenagem
- Mãe de Harry Styles lamenta morte de Liam Payne: “Era apenas um menino”
- Fãs invadem rede social de ex-noiva de Liam Payne e a culpam pela morte do cantor
- Liam Payne: Fotos do quarto do hotel na Argentina mostram destruição e drogas
Payne nasceu em 1993 em Wolverhampton, Inglaterra. O cantor ganhou atenção mundial ao chegar em terceiro lugar no programa de calouros The X Factor como membro da One Direction, banda formada no reality. Após o fim da boyband, em 2016, ele seguiu carreira solo. Relembre a trajetória de Liam Payne.
Comoção e tristeza
Fãs convocaram nas redes sociais uma reunião na tarde desta quinta-feira em torno do Obelisco de Buenos Aires para se despedirem de Payne. "Sinto que é uma parte da adolescência que se perde, que vai com ele", disse ontem Lena Duek, 21.
Em frente ao hotel, a jovem cantou a música "What Makes You Beautiful", do One Direction, relembrando a banda que a acompanhou durante a adolescência. Payne teve "lesões gravíssimas. Não houve possibilidade de reanimação", disse ontem o chefe do Sistema de Atendimento Médico de Emergência (Same), Alberto Crescenti, acrescentando que o músico caiu de uma altura "de 13 ou 14 metros".
A imprensa divulgou fotos do interior do quarto de Payne, nas quais é possível ver uma mesa com restos de pó branco, papel alumínio, um isqueiro e uma caixa de sabonetes, além de um televisor destruído. O Ministério Público informou que a polícia "encontrou no interior do quarto substâncias que à primeira vista – e aguardando confirmação das perícias – seriam entorpecentes e bebidas alcoólicas, além de diversos objetos e móveis destruídos". Em 2 de outubro, Payne assistiu a um show de seu ex-colega de banda Niall Horan em Buenos Aires.
Banda sensação
Nascido em 29 de agosto de 1993, ele esteve no "The X Factor" duas vezes antes de ganhar destaque com a formação da banda. Ele teve vários créditos de composição no catálogo do One Direction. O One Direction surgiu em 2010, quando os então adolescentes Liam Payne, Niall Horan, Harry Styles, Louis Tomlinson e Zayn Malik participaram do concurso de televisão britânico "The X Factor". Em 2016, o grupo anunciou que faria uma pausa por tempo indeterminado, mas que não se separaria.
Payne anunciou que trabalhava em um álbum solo naquele mesmo ano, seguindo os passos de outros integrantes do grupo. O single "Strip that Down" de Payne alcançou o terceiro lugar nas paradas do Reino Unido e o décimo lugar na parada da Billboard dos EUA. Em 2019, lançou seu álbum "LP1".
Nos últimos anos, Payne falou abertamente sobre sua luta contra o alcoolismo. Em 2023, anunciou que trabalhava no segundo álbum e em março passado lançou um single.
*Com informações de AFP e Estadão Conteúdo