Os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre começam no dia 21 com a Série Bronze, na Esplanada da Restinga. As séries Ouro e Prata farão seus desfiles nos dias 27 e 28, ambas no Complexo Cultural do Porto Seco.
Na primeira noite das duas principais divisões, a União da Vila do IAPI abre a disputa da Prata, seguido de Protegidos da Princesa Isabel, Filhos de Maria e Academia de Samba Praiana. Na sequência começa a disputa da Ouro, com Bambas da Orgia, Imperatriz Dona Leopoldina, Império do Sol e Unidos de Vila Isabel.
Na última noite, a tribo carnavalesca Os Comanches serão os primeiros a desfilar. Na sequência, Academia de Samba Cohab-Santa Rita, Copacabana, Realeza e Unidos da Vila Mapa fecham a Prata. Encerram a folia a União da Tinga, a Acadêmicos de Gravataí, a Imperadores do Samba, o Estado Maior da Restinga e Fidalgos e Aristocratas.
Bailes começam no domingo
Diversos clubes sociais de Porto Alegre terão programação carnavalesca a partir do domingo e se estende até o dia 27. O Grêmio Náutico Gaúcho realizará seus tradicionais bailes infantis nos dias 15 e 17, a partir das 17h. Já o baile para jovens e adultos está marcado para o dia 21, às 22h. O Carnaval Infantil do Lindóia Tênis Clube, ocorre nos dias 15 e 17, às 16h.
No Clube do Professor Gaúcho, a festa para as crianças será neste domingo, das 16h às 20h. Haverá ainda um baile para jovens e adultos na terça-feira, a partir das 23h. O Grêmio Geraldo Santana realizará eventos carnavalescos para crianças no domingo e na terça-feira.
No Grêmio Náutico União, o carnaval infantil está marcado para o dia 17, a partir das 16h30min, na sede Alto Petrópolis. A Sogipa começa a série de eventos do carnaval no dia 20, das 19h às 22h, com o Aquece Oficial. O principal baile ocorre no dia 27, das 17h às 23h. O evento terá o Espaço Kids para a criançada.