Campeã do Carnaval de São Paulo será conhecida nesta terça
capa

Campeã do Carnaval de São Paulo será conhecida nesta terça

Apuração ocorre a partir das 15h, no Sambódromo do Anhembi

Por
Correio do Povo

Mocidade Alegre é uma das favoritas ao título

publicidade

O Carnaval de São Paulo conhecerá sua grande campeã na tarde desta terça-feira. A apuração ocorre a partir das 15h, no Sambódromo do Anhembi. Além da vencedora do Grupo Especial, também será conhecida a ganhadora do Grupo de Acesso. Ainda serão definidas as escolas com melhor colocação e que, por isso, voltam para o Desfile das Campeãs, na sexta-feira, bem como as duas rebaixadas e as duas que sobem em 2020.

Nove quesitos foram julgados por quatro jurados cada. As notas variam entre nove e 10, sendo que a menor será descartada. Os quesitos serão lidos na apuração na seguinte ordem, definida por sorteio: Bateria, Samba-enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, Enredo e Alegoria. 

Neste ano, os critérios de desempate adotados serão, primeiro, a contabilização de todas as notas descartadas e depois, permancendo o empate, o estabelecimento de acordo com as notas de quesitos específicos, conforme ordem já sorteada - a contagem é feita na ordem inversa da leitura das notas.

Desfiles

As escolas do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo desfilaram entre a noite de sexta e a madrugada de domingo, no Sambódromo do Anhembi. Quatro delas são apontadas como favoritas ao título: Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Mancha Verde e Tom Maior.

Na primeira noite de apresentações, a Mancha Verde se destacou ao apostar no luxo para contar a saga de um princesa do congo, tudo pensando nos mínimos detalhes. Já a Tom Maior levou uma série de questionamentos para a avenida com o enredo "Penso. Logo, existo".

Do segundo dia, a Mocidade Alegre entrou na briga pelo título ao contar a lenda indígena de Ayakamaé, que deu origem ao Rio Amazonas. Responsável por encerrar os desfiles do Grupo Especial, a Gaviões da Fiel fez uma releitura do seu tema de 1994, trazendo histórias e lendas envolvendo o tabaco.