Chef ensina receita prática para o almoço de Páscoa

Chef ensina receita prática para o almoço de Páscoa

“Linguado em crosta crocante ao molho cítrico” é a aposta para preparar no feriadão

Correio do Povo

Barato e fácil de fazer, o linguado ainda é um peixe da safra

publicidade

O feriado de Páscoa, como manda a tradição, é marcado por aquele esperado almoço em família cujo protagonista do cardápio é sempre pré-definido: peixe. Mas como escolher o ideal em meio a tantas opções? A chef Luiza Feier, que comanda a escola Cursos de Cozinha, em Porto Alegre, revela que a grande dica é optar pelos peixes da safra, como a tilápia, a pescada e o linguado. “Além de respeitar a época da pesca de cada espécie, colaborando com o meio ambiente, é interessante escolhê-los porque são sempre mais frescos e têm os melhores preços”, explica.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a tão característica espinha. A especialista diz que a forma como ela se apresenta varia de acordo com a espécie: algumas, como a truta e a traíra, possuem muitas espinhas de tamanho pequeno, enquanto no salmão, por exemplo, elas são maiores e em menor quantidade. No entanto, ela garante que nem por isso todos os pratos são difíceis de preparar. Para provar, Luiza separou uma receita especial, que, além de prática e barata, é super saudável. O peixe escolhido foi o linguado. “Ele deve ter a carne firme e sem marcas. E também pode ser mantido fresco na geladeira por até dois dias. Na hora de preparar, o ideal é manter em temperatura ambiente por, no máximo, 1 hora”, recomenda.

“Linguado em crosta crocante com molho cítrico”
Ingredientes:
500g de filé linguado
Pimenta do Reino Branca a gosto
Sal a gosto
1 envelope de Tempero Paelleiro Carmencita
200g de pão de forma sem casca
100g de manteiga derretida
½ ramo de coentro fresco
1 bandeja de cogumelos
1 ramo de alecrim fresco
1 abobrinha grande
1 cebola grande
1 batata grande
1 dente de alho
50g de passas de uva branca
50g de damasco picado
50ml de azeite de oliva
500ml de suco de laranja
50g de manteiga

Preparo:
Tempere os filés com o tempero Camencita, o sal e a pimenta do reino branco. Em seguida, moa o pão e o coentro. Após, passe os filés de peixe na manteiga derretida e coloque a mistura moída por cima. O segredo, aqui, é apertar bem o conteúdo para fixar a crosta ao linguado. Depois disso, o peixe vai para a geladeira e os legumes são preparados. Comece cortando os cogumelos em quatro partes e refogando-os com o azeite de oliva em uma frigideira. Adicione também o alecrim e deixe cozinhar até que os cogumelos fiquem macios. Reserve e utilize a mesma frigideira para refogar a abobrinha, já fatiada em pequenas rodelas. Converse-a também e frite a cebola, cortada em tiras, e o alho picado. Em outra panela, frite as batatas cortadas bem fininhas.

Misture todos os legumes cozidos em um recipiente, adicionando também o damasco e as passas de uva. Nesse momento, leve o peixe ao forno e asse por 20 minutos, em uma temperatura média de 200 graus. Enquanto isso, despeje o suco de laranja em uma panela em fogo baixo e deixe até que ele reduza a 1/5 do volume original, acrescentando os cubos de manteiga gelada para “dar liga”. Quando o linguado estiver assado, basta montar o prato. A sugestão é deixar os legumes por baixo, colocando os filés de peixe por cima e cobrindo tudo com o molho cítrico.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895