Arte & Agenda

Clube de Leituras Queer estreia no Espaço Força e Luz com foco na poesia gaúcha

O clube reunirá público e convidados em três encontros gratuitos – dois em outubro e um em novembro – com leitura e debate mediado

A iniciativa ocorrerá das 18h30 às 20h em três datas, com entrada gratuita e não será necessário realizar inscrição prévia
A iniciativa ocorrerá das 18h30 às 20h em três datas, com entrada gratuita e não será necessário realizar inscrição prévia Foto : Melissa Terres / Espaço Força e Luz

O Espaço Força e Luz inaugura, neste último trimestre de 2025, a primeira edição do Clube de Leituras Queer, que se integra às comemorações dos 120 anos de Erico Verissimo. Com ênfase na poesia gaúcha, a iniciativa propõe transformar a literatura queer em espaço de encontro, diálogo e afirmação, em sintonia com a vocação inclusiva da instituição.

Conforme informações da gestora de comunicação, Melissa Terres, o clube reunirá público e convidados em três encontros – dois em outubro e um em novembro – com leitura e debate mediado.

Ao priorizar vozes LGBTQIAPN+ do Rio Grande do Sul, o projeto reafirma a literatura como força política, estética e de pertencimento. Não é necessário inscrição prévia, e cada encontro terá sorteio de brindes para o público presente.

Programação:

2 de outubro – Musos, de Valéria Barcellos, com participação da escritora e poeta Atena, travesti, licenciada em Filosofia (UFPEL) e mestranda em Antropologia (UFRGS), autora de nove livros de contos e poemas e finalista do Prêmio Minuano 2019.

23 de outubro – Mugido, de Marília Floôr Kosby, com participação de Isaac Ferrari Nedel, poeta e pesquisador que investiga a poesia brasileira contemporânea a partir da Teoria Queer e dos Estudos de Gênero.

13 de novembro – Aguaceiro, de mugra itakaru, com Ravel Machado, editor, tradutor e autor de Faz a Curva, Paixão, idealizador da (elle/elu) edições y traduções, selo dedicado a literaturas trans, travestis e não binárias.

Uma iniciativa com voz própria O Clube de Leituras Queer nasce dentro de um espaço cultural já reconhecido por políticas afirmativas: em 2024, o Espaço Força e Luz recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade pelo Programa de Inclusão para Promoção da Diversidade de Agentes na Economia Criativa, criado em 2021 para ampliar a participação de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ na cadeia cultural.

Esse histórico reforça a coerência do novo projeto. Além das pessoas convidadas de cada encontro, o clube conta com a mediação de Alec Lisboa, escritor-artista e assistente de captação do Espaço Força e Luz, que integra a equipe de produção e mobiliza parcerias e recursos para viabilizar a série de leituras.

Mais que leituras, os encontros celebram a criação literária queer do Rio Grande do Sul, abrindo espaço para novas vozes de quem nem sempre foi ouvido. O Clube de Leituras Queer é mais um modo de materializar a crença de que cultura e inclusão caminham juntas, mostrando que um espaço cultural também é território de pertencimento.

Clube de Leituras Queer – 1ª edição

Com foco em poesia gaúcha

Parte das comemorações dos 120 anos de Erico Verissimo

Local: Sala Elefante Basílio – Espaço Força e Luz

(Centro Histórico, Porto Alegre)

Datas: 2 e 23 de outubro, 13 de novembro

Horário: 18h30 às 20h

Não é necessária inscrição prévia

Sorteio de brindes em cada encontro

Entrada gratuita

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 11 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio