Dira Paes nos leva a "entrar na mata" com o filme “Pasárgada”

Dira Paes nos leva a "entrar na mata" com o filme “Pasárgada”

Longa foi exibido dentro da mostra competitiva de longas brasileiros do Festival de Cinema de Gramado

Adriana Androvandi

Cantora Fafá de Belém e a artista Dira Paes no Tapete Vermelho durante Festival de Cinema de Gramado

publicidade

O filme “Pasárgada” foi exibido no Palácio dos Festivais dentro da mostra competitiva de longas do Festival de Cinema de Gramado nesta terça-feira, dia 13. Este filme marca a estreia da atriz Dira Paes como diretora. A direção de fotografia é de Pablo Baião, marido de Dira na vida real.

Ela conta que esse filme foi gestado e executado durante a pandemia de Covid-19, quando a família se refugiou no interior do Rio de Janeiro, próxima a Macaé. A personagem de Dira se chama Irene e é uma ornitóloga, com especialidade em captar o canto dos pássaros. A personagem está sozinha para fazer um trabalho em uma área de Mata Atlântica e se hospeda em uma pequena casa em uma fazenda. Ela conversa com poucas pessoas, somente por Internet ou com os trabalhadores locais.

Para explorar o ambiente, ela contrata um guia para acompanhá-la em trilhas no meio das matas. Esse é o papel do ator Humberto Carrão, que não pôde estar em Gramado porque está fazendo um curso nos Estados Unidos.

Veja Também

"Fazer este filme foi uma necessidade interna de criar, de ousar e de fazer também esse chamado à preservação da fauna e da flora brasileiras", conta a artista. O filme é bastante contemplativo, tem cenas longas e lentas. A diretora conta que quis que fosse assim, porque sua personagem vai adentrando a mata, enquanto ela também vai trabalhando com questões internas e pessoais, se reencontrando consigo mesma.

A natureza é muito pujante nesse longa. E a direção de fotografia de Pablo Baião, como ele mesmo comenta, foi um desafio que ele se propôs. "Eu tinha um estilo muito de câmera na mão. Ao embarcar no projeto da Dira, também quis me desafiar. E a fotografia do filme foi feita toda com as câmeras em cima dos tripés e também com muitos planos sequência", conta Baião. A cantora Fafá de Belém (ao lado de Dira Paes na foto) esteve junto da equipe porque canta músicas no filme.

O filme é um convite a uma jornada pelas matas, pela natureza de nosso país e traz um alerta sobre a questão de tráfico de animais.

Confira o trailer:


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 5 de outubro de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895