Edir Macedo lança biografia em presídio

Edir Macedo lança biografia em presídio

“Nada a Perder” é o primeiro volume da trilogia de memórias

Correio do Povo

Edir Macedo apresentou sua obra aos detentos

publicidade

O bispo Edir Macedo compareceu na última terça-feira ao lançamento de sua biografia realizado no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros (CDP 3), em São Paulo. “Nada a Perder”, obra escrita em coautoria com Douglas Tavolaro, vice-presidente de Jornalismo da Rede Record, é o primeiro volume de sua trilogia de memórias.

A ação inédita foi promovida pela Igreja Universal, que faz forte trabalho de recuperação de detentos em todo o Brasil. Cerca de 3 mil livros foram doados. O bispo Macedo foi muito aplaudido quando chegou ao presídio. E logo deixou uma mensagem de esperança. “Alguns que estavam condenados por muitos crimes, hoje estão pregando o evangelho. Deus muda a situação de quem crer”, disse ele.

Edir Macedo compartilhou suas experiências de vida ao relembrar como a fé o ajudou a vencer a angústia da prisão, há exatos 20 anos. “Durante os dias em que estive na delegacia, em maio de 1992, a Bíblia sempre esteve comigo. A voz de Deus me guiou nas horas de dor e injustiça”, comenta o bispo em sua biografia. De olhos fechados e de mãos dadas com os presos, orou no pátio da cadeia. Antes de se despedir, o líder religioso agradeceu aos responsáveis pelo lançamento do livro na unidade prisional e ofereceu apoio aos detentos, destacando que eles terão amparo quando ganharem a liberdade.

É a primeira vez no Brasil que um livro é lançado num presídio. “Aqui, não poderia deixar de vir. Para mim, é muito importante”, ressaltou o empresário. “Nada a Perder” lidera a lista dos livros mais vendidos do país, na categoria não ficção, há seis semanas consecutivas.

Informados da vinda do bispo Macedo, os detentos folheavam ansiosos os exemplares distribuídos. O interno Elias Batista de Souza, de 37 anos, não conseguia conter a emoção. “É uma vitória na vida da gente. Não sei ler, mas vou pedir para o pessoal ler o livro para mim.”

Admirador do bispo, Dirceu Aparecido de Oliveira, 33 anos, contou que já começou a folhear “Nada a Perder”. “O livro é muito interessante. Minha família é evangélica e pretendo ser também. Essa vida da gente não leva a lugar nenhum.”

O evento foi prestigiado e elogiado por autoridades do Judiciário e do governo do Estado de São Paulo. O juiz-corregedor dos presídios da capital, Ulisses de Oliveira Gonçalves, afirmou que o trabalho da Igreja Universal é fundamental no objetivo de recuperação do condenado. Segundo ele, o livro é uma forma prática de assegurar o que diz a Constituição: cultura e informação para todos.

Lourival Gomes, secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, também esteve presente no lançamento e classificou o livro como um instrumento de apoio no processo de recuperação dos presos. “Entendo que se trata de um trabalho importante que vem sendo desenvolvido pela Igreja Universal do Reino de Deus. O livro trará para os presos momento para reflexão, momento para enriquecer culturalmente e, acima de tudo, para meditar e decidir seu destino.

Para Ademir Muniz de França, diretor do presídio, a importância de “Nada a Perder” para o local é ainda maior porque ele será a pedra fundamental da biblioteca que está sendo criada na unidade. “Pela primeira vez, um livro chegou ao nosso centro de detenção.”

História de uma vida

Fundador de uma igreja que em 35 anos está presente em mais de 200 países, o líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, é um homem cuja biografia desperta um enorme interesse no Brasil inteiro. Na obra, o bispo revela aos leitores a sua história nunca antes contada, suas dificuldades e dilemas interiores e momentos de superação, com um relato detalhado dos 11 dias em que ficou preso em delegacia de São Paulo. Para ele, a cadeia foi o segundo momento de superação que ajudou na sua obra religiosa. No livro, ele conta que uma doença grave na família foi a responsável pela criação da Igreja Universal.

Intercalado por passagens da Bíblia, o livro conta com rigorosa pesquisa jornalística, apurado levantamento de fotos e mais de 100 horas de entrevistas concedidas a Douglas Tavolaro. Um álbum de fotos inéditas revela momentos marcantes da vida do bispo. Nos próximos dois volumes da trilogia, previstos para 2013 e 2014, Edir Macedo contará detalhes do crescimento da Igreja Universal, das doutrinas que atraem multidão nos cultos, da relação com políticos e empresários e da aquisição da Rede Record. “Apresento momentos críticos e de fé capazes de mudar meu destino. Segredos guardados por anos que compartilho nessas páginas”, destaca o bispo.

“Nada a Perder” (Editora Planeta) é o primeiro livro da trilogia de memórias de Edir Macedo, escrito em coautoria com o vice-presidente de Jornalismo da Rede Record, Douglas Tavolaro. Somente no lançamento realizado na Capital, em setembro, a obra vendeu mais de 10 mil exemplares.

Confira matéria da TV Record:



Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895