“Ela” retrata o isolamento em adaptação de Spike Jonze

“Ela” retrata o isolamento em adaptação de Spike Jonze

Filme estreia hoje nos cinemas de Porto Alegre

Luiz Gonzaga Lopes / Correio do Povo

Joaquim Phoenix protagoniza Ela, de Spike Jonze

publicidade

O mundo avança a passos largos na direção do isolamento entre as pessoas. Spike Jonze (“Adaptação”) trabalha este tema em “Ela”, com roteiro e direção dele e que estreia hoje nos cinemas. Com cinco indicações ao Oscar, incluindo Filme e Roteiro Original, trata do amor do escritor de cartas à mão ditadas por voz de Theodore Twombly (o magistral Joaquin Phoenix) pelo sistema operacional de seu computador, Samantha (bela interpretação de Scarlett Johansson, com a voz e inflexões).

Ele está melancólico pela separação de Catherine (Rooney Mara) e se relaciona mal com emoções reais - com a amiga Amy (Amy Adams) ou no encontro às escuras (com Olivia Wilde) -, mas liricamente com emoções fabricadas nas cartas: “Lembro-me do dia em que me apaixonei por você. Deitada nua ao seu lado naquele pequeno apartamento. Então percebi que eu era parte de algo maior”, para o casal em Bodas de Ouro. A solidão e a possibilidade da extensão do amor a algo menos tangível conduzem a narrativa, pois Samantha tem emoções, evolui a cada conversa e parece tão real, que se questiona se suas emoções são reais ou só programação.

A trilha de Arcade Fire, The Breeders e “The Moon Song” (de Spike Jonze/Karen O.), na voz da Scarlett – além da Los Angeles futurista e do contraste com as cores quentes das roupas de Theodore – fazem o espectador passar da melancolia à esperança em um belo e original filme.

O drama “Philomena”, de Stephen Frears após sessões de pré-estreia, estreia nos cinemas hoje. Judi Dench interpreta a protagonista, uma senhora que, quando jovem, teve de dar seu bebê para adoção. Décadas depois ela busca por ele com ajuda de um advogado (Steve Coogan). Concorre a quatro categorias no Oscar, inclusive Melhor Filme.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895