Feira do Livro

As Missões estarão em destaque na 71ª Feira do Livro

Alcy Cheuiche participa de painel sobre o tema e lança nova edição de obra no evento literário. A terça-feira terá uma homenagem ao escritor Luis Fernando Verissimo

Pela 71ª Feira do Livro da Capital, escritor Alcy Cheuiche participa de painel temático sobre os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis no RS  e lança nova edição de ‘Sepé Tiaraju - Romance dos Sete Povos das Missões’
Pela 71ª Feira do Livro da Capital, escritor Alcy Cheuiche participa de painel temático sobre os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis no RS e lança nova edição de ‘Sepé Tiaraju - Romance dos Sete Povos das Missões’ Foto : Arquivo Pessoal / Divulgação / CP

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre contará com programação especialmente dedicada aos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis no Rio Grande do Sul. Nesta terça, a partir das 18h, o Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul sedia encontro com a participação do secretário de Estado da Cultura, Eduardo Loureiro, do escritor Alcy Cheuiche e membros da Comissão Organizadora das celebrações dos 400 Anos.

Na ocasião, Cheuiche lança a 13ª edição do romance “Sepé Tiaraju – Romance dos Sete Povos das Missões” (AGE), obra que se tornou referência sobre os Sete Povos das Missões. Lançada há 50 anos, na mesma Feira do Livro, em 1975, a obra já foi traduzida para espanhol e alemão e também ganhou versões em quadrinhos e Braille. O evento inclui palestra e sessão de autógrafos do escritor.

A obra narra a história do índio guarani Sepé Tiaraju, líder da resistência indígena ao Tratado de Madrid (1750) nos Sete Povos das Missões, região oeste do RS. A República Guarani revive no romance deste livro, que narra toda a epopeia de um povo indígena, pacífico e próspero, condenado à destruição e a morrer como povo livre, porque sua existência representava a condenação viva e irrefutável do sistema colonial da época. Cheuiche dedica-se principalmente ao romance histórico, tendo retratado personagens de relevância na História do Brasil, como Santos Dumont; João Cândido, o Almirante Negro; Sepé Tiaraju, Bento Gonçalves, Getúlio Vargas, entre outros.

Conquistou importantes prêmios literários e culturais em sua vida, como Ilha de Laytano, Açorianos, Medalha do Mérito Santos Dumont, Medalha Simões Lopes Neto, Troféu Guri, mas o que mais o empolgou foi ter sido Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2006, uma das maiores em espaço aberto do mundo. Autografou seus livros e proferiu conferências em muitas cidades brasileiras e também em outros países dos quais domina a língua-mãe, como Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru, Cuba, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Espanha, França, Bélgica e Alemanha. É tradutor e orientador de oficinas de criação literária. Entre outras entidades culturais a que pertence, é membro vitalício da Academia Rio-Grandense de Letras, sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores e membro vitalício da Academia Brasileira de Medicina Veterinária.

LUIS FERNANDO VERISSIMO

A terça-feira será também de homenagem ao escritor Luis Fernando Verissimo, morto em 30 de agosto deste ano, aos 88 anos. Às 17h30min, na Sala dos Jacarandás, do Clube do Comércio (Andradas, 1085 - 2° andar), haverá esta homenagem especial, com a presença da família, a viúva Lúcia Helena Verissimo, com a filha Mariana Verissimo, com a neta Lucinda Verissimo Sykes e o genro Andrew Sykes, com mediação de Sergius Gonzaga. A canja musical será com o filho de LFV, Pedro Verissimo e os amigos Cláudio Levitan e Luiz Mauro. Eles tocarão canções de LFV feitas em parceria com Corona/Levitan referentes ao livro de LFV “Poesia numa Hora Dessas?”. Cronista, romancista, humorista, músico por paixão e observador sagaz do cotidiano, Luis Fernando transformou em literatura o jeito brasileiro de rir de si mesmo, diante das maiores contradições da vida. Mais do que um escritor, Verissimo será sempre um companheiro de leitura, um mestre da crônica breve e certeira.

Em seguida, às 18h, o Teatro Petrobras Carlos Urbim recebe o Grupo Cerco para a performance “Verissimo Vive – Erico em Antares”, inspirada na segunda parte do romance Incidente em Antares, celebrando os 120 anos de Erico Verissimo.

Durante os 17 dias de programação, até 16 de novembro, o público poderá circular pelas 79 bancas — sendo 66 na área geral, 10 na área infantil e juvenil e três na área internacional. O evento oferece centenas de atividades gratuitas, incluindo sessões de autógrafos, debates, contações de histórias, oficinas e apresentações artísticas. As bancas funcionam diariamente das 10h às 20h, e a programação completa pode ser conferida em: feiradolivropoa.com.br/programacao. Acompanhe a cobertura no Instagram: @feiradolivropoa.

Veja Também