Dentro de poucos dias, a Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, será novamente o grande ponto de encontro entre leitores, autores e editoras. De 31 de outubro a 16 de novembro, a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre transforma o coração da cidade em um verdadeiro território da leitura, com atividades diárias das 10h às 20h. A organização do evento anunciou o site oficial da Feira, com categorias para atividades para o público adulto, infantil e juvenil, e autógrafos.
Nos 17 dias de evento, o público poderá conhecer as novidades do mercado editorial em 79 bancas — sendo 66 na área geral, 10 na área infantil e juvenil e três na área internacional. A programação inclui centenas de atividades culturais gratuitas, como sessões de autógrafos, debates, contações de histórias, oficinas e apresentações artísticas. A expectativa é receber cerca de 1,5 milhão de visitantes.
“A Feira é um patrimônio afetivo de Porto Alegre e de todos os gaúchos. Ela conecta gerações, promove o encontro com o conhecimento e celebra a literatura em suas mais diversas formas. Chegamos à 71ª edição com o mesmo entusiasmo de quem realiza a primeira vez”, destaca Maximiliano Ledur, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro.
Veja como está a montagem da Feira do Livro na Praça da Alfândega
Montagem das estruturas da Feira do Livro 2025 na Praça da Alfândega
Feiracast estreia como novidade da edição
Uma das grandes novidades deste ano é o Feiracast, o podcast oficial da Feira. A iniciativa marca a entrada de um dos maiores eventos culturais do país – e o maior evento literário a céu aberto da América Latina – no formato de áudio digital, com o objetivo de ampliar o acesso do público aos conteúdos produzidos ao longo da programação.
O projeto prevê conversas com autores, pensadores e artistas convidados, gravadas diretamente em um estúdio montado na Praça da Alfândega. Os episódios, com cerca de 30 minutos, serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e disponibilizados posteriormente no Spotify e em outras plataformas de streaming.
Apresentado pela jornalista Sabrina Thomazi, o Feiracast terá episódios ao vivo em horários variados, acompanhando o movimento da Feira.
Autores nacionais e internacionais
Além da forte presença de gaúchos, com mais de 300 participantes, a Feira também reunirá grandes nomes da cena literária nacional, como Alex de Andrade, Amara Moira, André Nutrichef, Andrea Del Fuego, Andreia Fernandes, Bruna Lombardi, Daniel Kondo, Denise Crispun, Diego Omar da Silveira, Domício Proença Filho, Eduardo Spohr, Estevão Maria Ferraresi, Felipe Vieira, Fernanda Bastos, Fernando Mitre, Giovana Madalosso, Juliana Rosa, Lilia Guerra, Luana Carvalho, Luciany Ap. de Oliveira, Luís Artur Nunes, Luiz Biajoni, Mar Fagundes, Márcia Tiburi, Midiã Noelle, Miguel Nicolelis, Milly Lacombe, Milton Hatoum, Mugra Itakaru, Natália Timerman, Nina Rizzi, Odaílta Alves, Paula Febbe, Roberto Sena, Ryane Leão, Silvana Tavano, Tatiana Nascimento, Valdir Zwetsch e Wesley Barbosa.
Reforçando o caráter plural e o diálogo com o mundo, o evento receberá 17 autores internacionais, vindos de diferentes continentes e tradições literárias — entre eles, Anne Pauly (França), Catarina Gomes (Portugal), Cecilia Brainard (Filipinas), Cinzia Arruzza (Itália/EUA), David Hidalgo (Peru), Esteban Bayer (Argentina), Javier Montes (Espanha), Leo Masliah, Lorena Spatakis e Mario Delgado Aparaín (Uruguai), Luciana de Luca e Ulisses Gorine (Argentina), Mai Khalled (Egito), Norges Rodríguez (Cuba), Ochy Curiel (República Dominicana/Colômbia) e Ståle Wig (Noruega).
- Feira do Livro de Porto Alegre estreará Feiracast na 71ª edição
- Martha Medeiros é escolhida como patrona da Feira do Livro de Porto Alegre de 2025
- Montagem da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira
- 10 livros de terror para entrar no clima do Dia das Bruxas
Primeira infância em destaque
A 71ª Feira do Livro contará com dois espaços dedicados à primeira infância, promovendo experiências lúdicas e de estímulo à imaginação. Na Praça da Alfândega, o Mercado das Histórias será ambientado como um mercado público, com contadores de histórias caracterizados de acordo com o tema. As sessões para escolas infantis, com agendamento prévio, ocorrerão nos dias úteis, às 10h, às 14h e às 15h, e haverá contações abertas ao público às 16h. Nos finais de semana, o espaço receberá o público espontâneo em sete horários: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h.
Já a Sala Nanquinote, localizada no Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1.223 – 6º andar), será um ambiente de leitura em família. Todos os dias, às 16h, haverá contações de histórias conduzidas pela equipe da Sala do Acervo de Referência em Literatura Infantil e Juvenil da Câmara Rio-Grandense do Livro.
Ciclo Preto Sou
Com uma programação diversa e potente, o Ciclo Preto Sou é um dos destaques do dia 7 de novembro, promovendo uma imersão nas expressões da cultura negra por meio da literatura, da música, da dança e da oralidade.
O evento reunirá rodas de conversa, contações de histórias, performances e mostras de livros e trabalhos escolares que reforçam o protagonismo negro e o papel transformador do conhecimento.
Entre os destaques estão o 9º Seminário O Conhecimento Transforma, a Mostra de Literatura Infantil e Juvenil Afro-Brasileira, apresentações culturais e bate-papos com Rogério Andrade Barbosa, Heloísa Pires Lima, Lilian Rocha e Negra Jaque, além de painéis e saraus que celebram ancestralidade, representatividade e pluralidade das vozes negras na literatura e nas artes.