Literatura negra feminina em pauta na Feira do Livro
Mesa com as autoras Eliane Marques, Taiasmin Ohnmacht e Ana dos Santos trata do tema, de suas escrevivências e ancestralidade no Espaço Força e Luz
publicidade
A escritora Eliane Marques, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura (Categoria Romance de Estreia), com o livro “Louças de Família”, estará na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre nesta quinta-feira, alguns dias antes do anúncio do prêmio paulista. O anúncio ocorre em solenidade na Biblioteca Parque Villa-Lobos, no dia 11 de novembro. Além do troféu, ela concorre a R$ 200 mil em dinheiro.
Publicado pela editora Autêntica Contemporânea, "Louças de Família" dramatiza a vida de mulheres negras na servidão doméstica e explora a memória ancestral. Considerado o Livro do Ano pela Revista Bravo, a obra foi elogiada por sua escrita direta e violenta, que expõe a dor e a luta das mulheres negras ao longo das gerações. "Neste momento, também me sinto muito feliz com a indicação de meu primeiro romance ao Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria Romance de Estreia; como também ao Prêmio AGES (Associação Gaúcha de Escritores) e ao Prêmio da Academia de Letras do Brasil, seccional RS. Isso significa que há espaço para vários tipos de produção literária e que as instituições, com mais ou menos resistência, estão se abrindo para isso. De uma dimensão mais pessoal, digo que essas indicações carregam consigo uma afirmação de vida e de honra àquelas mulheres negras, ancestrais, que pavimentaram o meu caminho”, ressalta Eliane Marques.
Eliane estará participando da mesa do Ciclo Preto Sou - Literatura negra com o tema “Escrevivência e Ancestralidade nas obras literárias das escritoras negras gaúchas”. Eliane estará conversando com as autoras Taiasmin Ohnmacht e Ana dos Santos. Será um encontro com as escritas das autoras, suas vivências, experiências e influências nos seus mais recentes livros. Ela também conversarão sobre o efeito da mudança no mercado editorial, que proporcionou mais visibilidade e oportunidades para a literatura de autoria negra. A conversa será realizada hoje, às 18h, na Sala O Retrato, do Espaço Força e Luz (Andradas, 1223). “Estou tomada por uma grande alegria considerada minha participação, junto a outras escritoras, na primeira Feira do Livro de Porto Alegre em que se forja uma curadoria específica para a literatura de autoria negra”, afirma Eliane se referindo à curadoria de Lilian Rocha.
Taiasmin Ohnmacht lançou o livro “Quimeras Feito Incensos”, no sábado, dia 2, na Feira. É o seu primeiro livro de poemas, editado pelo selo Invencionática, da Editora Bestiário. Os dois romances anteriores são “Vozes de Retratos Íntimos” e “Uma Chance de Continuarmos Assim”. Ana dos Santos lançou recentemente o livro de poemas “Maiúscula” pela Libretos. Ela é é poetisa, escritora e professora de Literatura Brasileira. Mestra em Estudos Literários pela Ufrgs, faz doutorado em Pós-colonialismo e identidades, onde pesquisa a escrita de mulheres negras e indígenas. É autora dos livros como “Flor” (Corpos Editora/2009) e “Poerotisa” (Figura de Linguagem/2019).