Arte & Agenda

Gilberto Gil lança songbook "Tempo Rei", no Instituto Ling

A publicação inédita, que reúne cifras, letras e imagens da turnê homônima estará disponível para o público durante os próximos shows do artista

Gilberto Gil em lançamento de soundbook
Gilberto Gil em lançamento de soundbook Foto : Bruno dos Anjos / Divulgação / CP

Gilberto Gil escolheu o palco do Instituto Ling, em Porto Alegre, para fazer o lançamento oficial do songbook Tempo Rei, obra que reúne cifras, letras e imagens da última turnê do artista, homônima à publicação, e que tem circulado pelo Brasil celebrando décadas de música e história. O evento, na noite da última quinta-feira, 4, reuniu não apenas Gilberto Gil, mas também convidados especiais que ajudaram a construir o espetáculo: sua esposa e empresária Flora Gil, os filhos Bem Gil e José Gil — que integram a turnê como músicos e diretores —, além do diretor artístico Rafael Dragaud. A mediação foi conduzida pelo designer e artista visual Daniel Kondo, parceiro de Gil em projetos editoriais.

“Com esse livro, a minha obra passa a ser dos outros, da memória coletiva. Mas, ela não deixa de ser minha. Eu componho e canto pra mim mesmo, a pessoa que mais me interessa como público sou eu, mas, sem negar espaço aos outros. Então, a minha obra ocupa dois espaços, um no meu próprio coração e outro no coração dos outros”, declarou Gil.

No encontro, o público foi convidado a mergulhar nos bastidores do show, conhecer relações familiares que se estendem para o espetáculo, entender os desafios de transformar a energia do palco em papel e refletir sobre o impacto de um repertório que atravessa gerações e permanece vivo na memória coletiva. Flora trouxe sua visão como empresária e parceira afetiva de Gil; Bem e José compartilharam suas experiências como músicos e filhos; Rafael comentou os aspectos artísticos e técnicos que marcaram a montagem; e Gil contou memórias, inspirações e perspectivas para o futuro.

“Não acumulei dados na memória a respeito de cada década da minha carreira e da minha vida, porque um tempo entrava no outro. Passado, presente e futuro balançavam, especialmente num artista como eu, que tem necessidade da flexibilidade e está consciente do sentido volátil e quântico do tempo. Tenho dificuldade em encaixar as coisas e fazer um balanço, comentou Gilberto Gil. “Quando eu era criança, eu tinha um fragmento de sonho, ambição, desejo e expectativa, eu queria ser ‘musgueiro’ (musiqueiro) e pai de menino. Fiz oito filhos e mais de 600 canções. Tá bom, né?”, completou o artista, brincando.

O evento foi uma celebração emocionante da trajetória de Gilberto Gil — agora registrada também no papel, para que fãs e músicos possam tocar, cantar e viver essas canções de uma nova maneira. “A gente queria marcar o show em Porto Alegre, mas a cidade ainda estava se recuperando da enchente. E o Gil dizia: ‘tem que ter show em Porto Alegre’, ele fez questão, e a gente não sabia que seria tão importante, pois foi aqui que lançamos esse livro”, contou Flora Gil.

Lançada pela Gege Edições, a publicação de 96 páginas estará à venda para o público durante todos os próximos shows da turnê, começando pela capital gaúcha, que recebe a apresentação neste sábado (06/09), no Estádio Beira-Rio, e depois nas próximas paradas já previstas em São Paulo (17 e 18 de outubro), Rio de Janeiro (25 e 26 de outubro), Fortaleza (15 e 16 de novembro), Recife (22, 23 e 28 de novembro), Salvador (20 de dezembro) e Belém (21 de março).

“O songbook Tempo Rei é celebração. Trinta canções e as imagens da turnê que contam a vida de Gil e seguem vivas, atravessando décadas e se renovando a cada escuta. O livro é um presente para quem veio antes e para quem ainda está por chegar”, avalia Daniel Kondo, que assina a capa, o projeto gráfico e a edição de arte da obra, ao lado de Adriana Fernandes.

A publicação ainda conta com coordenação editorial de Flora Gil e Eveline Alves. A transcrição das cifras por Otávio Granjeiro, revisão harmônica de Sérgio Chiavazzoli e supervisão musical da Chiavazzoli Produções e Eventos Musicais. A pesquisa iconográfica foi feita por Juliana Amorim.

“O livro é resultado da turnê, que vai até o fim do ano e termina em março de 2026, em Belém. É um livro ilustrativo para quem é fã do Gil e também conta com as cifras para os músicos, um trabalho feito com muito cuidado e muito critério. Ver esse projeto realizado e a turnê entrando na segunda metade é uma grande satisfação”, celebra Flora.

Veja Também

Turnê Tempo Rei

Gilberto Gil vem amadurecendo a ideia de não realizar mais turnês há algum tempo. É uma reflexão que ele enxerga como natural e a decisão visa diminuir a intensidade de sua agenda. Há também uma mudança de perspectiva: agora menos centrada no plano material e mais próxima à espiritualidade. A turnê Tempo Rei é a experiência de celebrar a ampla obra musical do cantor e compositor baiano, trilha sonora que está enraizada na cultura do país, além de estar presente no DNA de todo brasileiro.

O desafio da última turnê tem sido o de condensar esse tesouro nacional e levá-lo para o palco, enaltecendo o cancioneiro e os vários Gilbertos que conhecemos: o cantor e compositor; o tropicalista que foi preso pela ditadura militar e se exilou em Londres; o Ministro da Cultura; o imortal da Academia Brasileira de Letras; o Doutor Honoris Causa pela Berklee College of Music, em Boston (EUA) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e o patriarca de uma família musical.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 8 de agosto de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio