Iberê e Margs celebram aniversário
Margs retoma sua programação de 70 anos com mostra que abrirá na Fundação Iberê no sábado

publicidade
Neste sábado (27/7), dia em que completa 70 anos de história, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) retoma a programação comemorativa relacionada ao aniversário. O retorno será com a abertura da exposição “Iberê e o Margs: trajetórias e encontros”, na Fundação Iberê Camargo (av. Padre Cacique, 2000), às 14h.
As atividades que celebram as sete décadas do Museu foram iniciadas com um ano de antecedência e tiveram de ser interrompidas em maio, quando a exposição “Margs 70 – Percursos de um acervo” precisou ser suspensa em razão da enchente. A mostra havia sido inaugurada em março e estava originalmente programada para estar em exibição durante o aniversário do Museu, ocupando todos os espaços expositivos do prédio – que está passando por trabalhos internos para o restabelecimento de sua estrutura operacional e segue sem previsão de reabertura ao público.
A exposição “Iberê e o Margs: trajetórias e encontros” aborda a longeva relação entre o artista Iberê Camargo (1914-1994) e o Museu, assinalando também a parceria entre ambas as instituições museológicas. Reunindo mais de 80 obras e documentos pertencentes às duas entidades, a mostra revisita exposições, publicações, eventos e ações que o Margs realizou com e sobre Iberê. Aproximadamente 80% das obras nunca foram expostas, especialmente desenhos – uma vez que as curadorias de Iberê tendem a focar nas pinturas –, juntamente com fotografias do artista, de modo a oferecer um percurso em segmentos, identificados conforme os textos que as acompanham.
Com curadoria do diretor-curador do Margs, Francisco Dalcol, e do responsável pelo acervo da Fundação Iberê, Gustavo Possamai, e resultando de uma pesquisa inédita e conjunta entre as instituições, o projeto estava em preparação há mais de um ano, como parte da programação comemorativa dos 70 anos do Museu.
Iberê é o artista que mais expôs no Margs, com sete exposições individuais e mais de cem coletivas. Ao apresentar a extensa presença do artista nos acervos artísticos e documentais da instituição, o projeto também assinala a riqueza e a profundidade de sua história com o Museu. Trata-se de uma trajetória que ainda não havia sido devidamente contada, como demonstra a ampla cronologia desenvolvida de forma colaborativa para a exposição e para o seu catálogo.
O artista participou da mostra de estreia do museu, em 1955, entre diversas outras atividades. E foi no Margs que ocorreu sua despedida, com um velório público no prédio.
A nova exposição dá sequência à parceria com a Fundação Iberê, que havia trazido a Porto Alegre a exposição “Carlos Vergara – Poética da exuberância”, apresentada simultaneamente nas duas instituições, tendo sido interrompida também em maio.
A visitação segue até o dia 24 de novembro, de quarta a domingo, das 14h às 18h30min. Às quintas, a entrada é gratuita.
Quem desejar visitas com mediação deve marcar horário pelo e-mail agendamento@iberecamargo.org.br ou pelo telefone (51) 3247-8013.
SERVIÇO:
Exposição Iberê e o Margs: Trajetórias e Encontros
Curadoria: Gustavo Possamai e Francisco Dalcol
Abertura: Sábado, 27 de julho de 2024, às 14h
Visitação: até 24 de novembro de 2024, de quarta a domingo, das 14h às 18h30min (último acesso às 18h30).