Memorial Erico Verissimo: 120 anos de palavras vivas
Exposição com material mediativo no Espaço Força e Luz celebra o aniversário do autor
publicidade
Um dos maiores nomes da literatura brasileira completaria 120 anos em 2025. E é a partir dessa data simbólica que o Memorial Erico Verissimo (MEV), localizado no centro histórico de Porto Alegre, inaugura uma série de ações comemorativas — começando pelo lançamento de um novo material mediativo, que propõe uma imersão sensível na vida e na obra do autor de O Tempo e o Vento.
Conforme informações de Melissa Terres, gestora do Núcleo de Comunicação do Espaço Força e Luz, o material mediativo lançado este mês é parte essencial da proposta.
“O Memorial mantém vivo o legado literário e humanista de Erico Verissimo, fortalece o vínculo afetivo com o nosso público e conecta diferentes gerações por meio da memória e da cultura. Erico é uma das vozes mais marcantes da literatura brasileira, cuja obra atravessa o tempo ao refletir sobre a identidade, a liberdade e os caminhos da humanidade”, afirma Verônica Fernandez, diretora presidente do Espaço Força e Luz.
Veja Também
- Ronda Cultural: Música romântica, cinema, boa culinária e amor no ar no final de semana em Porto Alegre
- Academia Literária Feminina do RS promove reconstrução de sede com eventos para arrecadação de fundos
- Escolas de Gravataí recebem projeto com ações de conscientização ambiental e caminhão literário
Pensado para guiar a visita ao memorial com camadas interpretativas, perguntas abertas e conteúdos visuais, o material amplia o acesso ao acervo e convida o público a construir relações afetivas com o universo de Erico Verissimo.
Segundo Melissa Terres, o material está disponível no próprio memorial e pode ser utilizado livremente pelos visitantes durante a experiência de visitação. O memorial fica localizado no Espaço Força e Luz, no prédio da antiga Companhia Força e Luz, no Centro Histórico de Porto Alegre, o Memorial Erico Verissimo integra um ecossistema cultural que abriga também o Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul, galerias expositivas e uma programação diversa de atividades artísticas e educativas.
“O Material Mediativo foi criado a partir do desejo de transformar a visita ao MEV em uma experiência de aproximação sensível com a literatura e a memória do autor. Fruto de um processo de escuta, pesquisa e experimentação, a ideia do material é convidar o público a interagir com o acervo de forma ativa, possibilitando a criação de vínculos com a história que é preservada ali”, diz Marina Feldens, Gestora do Núcleo Educativo-Cultural da instituição.
O memorial abriga um acervo precioso, com manuscritos originais, correspondências, desenhos e documentos que revelam os bastidores da criação de obras como Incidente em Antares, Olhai os Lírios do Campo e Clarissa.
O espaço foi idealizado em 2013, a partir da aquisição e institucionalização dos acervos de Mário de Almeida Lima e Flávio Loureiro Chaves — nomes fundamentais na preservação da memória literária do autor.
O Memorial Erico Verissimo celebra a vida e a obra de um autor que transformou palavras em conexões entre tempos, lugares e sentimentos. Sua literatura, marcada por humanidade e lucidez, continua a pulsar no imaginário de quem lê.
A abertura das celebrações marca também um novo momento para o MEV e para o Espaço Força e Luz, que se consolida como um polo de cultura e memória no Centro Histórico da capital. Ao longo do ano, estão previstas oficinas, rodas de leitura, exposições temporárias e atividades educativas voltadas para escolas públicas, professores e amantes da literatura.
Visite o memorial
O Memorial Erico Verissimo funciona de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 18h, com entrada gratuita. Visitas mediadas para grupos podem ser agendadas pelo site oficial do Espaço Força e Luz: www.eflcultural.org.br.
Mais do que lembrar uma data, o memorial se propõe a fazer o que Erico sempre fez: construir pontes. Entre pessoas, entre tempos, entre sonhos.