Navalny: onde assistir ao documentário vencedor do Oscar sobre o opositor russo

Navalny: onde assistir ao documentário vencedor do Oscar sobre o opositor russo

Filme analisa a ascensão política de Alexei Navalny e o ataque que sofreu e sua prisão

Correio do Povo

Líder político Alexei Navalny, tema de filme premiado, morreu hoje na prisão

publicidade

Alexei Navalny, opositor russo e principal adversário do Kremlin, morreu nesta sexta-feira, dia 16, na prisão do Ártico em que cumpria uma pena de 19 anos de prisão.

Em 2023, o documentário “Navalny" ganhou o Oscar de Melhor Documentário. Dirigido pelo canadense Daniel Roher, o filme analisa a ascensão política de Alexei Navalny, o ataque ao qual ele sobreviveu por pouco e sua subsequente prisão.

Ao receber o Oscar, o diretor disse:

"E há alguém que não pôde estar conosco esta noite: o líder da oposição russa Alexei Navalny está em prisão de regime solitário pelo que ele denuncia, e quero ter certeza de citar suas palavras corretamente, como uma 'guerra de agressão injusta de Vladimir Putin na Ucrânia'".

O Kremlin acusou Hollywood de querer "politizar" o cinema.

Produzido pela HBO Max e CNN Films, "Navalny" venceu também o prêmio de melhor documentário em fevereiro no Bafta, o Oscar britânico. Atualmente, a produção está disponível na HBO Max e também no Prime Video.

Documentário sobre Alexei Navalny

‘Navalny” segue a história de Alexei Navalny, um dos opositores de Putin que foi preso e o episódio foi marcado por revolta popular contra o governo de Putin, na Rússia. Em 2020, ao estar em um voo doméstico da Sibéria para Moscou, Alexei bebeu uma garrafinha de água. Ao chegar na Alemanha, para onde foi levado após adoecer no voo, foi constatado por um exame toxicológico que ele ingeriu Novichok, uma combinação de substâncias neurotóxicas.

Veja Também

Alexei Navalny

Navalny ficou conhecido e chegou às manchetes dos principais jornais do mundo depois de ter sido exposto a um agente nervoso Novichok em 2020. O opositor sempre protagonizou discussões com o governo russo ao expor corrupção em altos cargos da administração de Vladimir Putin.

Em 2021, Navalny retornou para a Rússia, vindo da Alemanha, onde estava sendo tratado após a exposição ao veneno. Durante o seu retorno, ele teve lidar com acusações e prisões por motivações política. Desde então, estava preso sob os cuidados do governo russo.

Nalvany foi sentenciado a 19 anos na prisão em agosto do ano passado, depois de ser considerado culpado por criar uma comunidade extremista, financiar ativistas classificados como extremistas e outros crimes. Ele já estava cumprindo sentença de 11 anos e seis meses em uma prisão de segurança máxima por conta de fraude e outras acusações que ele negava.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895