Arte & Agenda

Palácio Piratini abre para visitas para este final de semana com novidade no roteiro

Após reforma, Memorial Rádio da Legalidade volta a integrar o percurso das visitas guiadas do final de semana

Memorial Rádio da Legalidade é um espaço dedicado a preservar o local em que, em 1961, o então governador Leonel Brizola liderou a Campanha da Legalidade, movimento que mobilizou forças civis e militares em defesa da posse constitucional do vice-presidente João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros
Memorial Rádio da Legalidade é um espaço dedicado a preservar o local em que, em 1961, o então governador Leonel Brizola liderou a Campanha da Legalidade, movimento que mobilizou forças civis e militares em defesa da posse constitucional do vice-presidente João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros Foto : Fernando Bueno / Divulgação / CP

O Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, estará aberto ao público nos dias 18 e 19 de outubro para mais uma edição das visitas guiadas de final de semana. Na ocasião, o percurso contará com uma novidade: a reabertura do Memorial Rádio da Legalidade, que volta a fazer parte do roteiro especial após o término das obras de revitalização.

Serão disponibilizados, ao todo, dois horários no sábado (9h e 10h30) e quatro no domingo (9h, 10h30, 14h e 15h30). A participação é gratuita e requer inscrição prévia pelo site do Palácio Piratini. O formulário estará disponível a partir das 12h desta segunda-feira, dia 13. O limite é de 35 participantes por horário.

Além do Memorial, o roteiro do final de semana inclui ainda visita a outros ambientes da Ala Governamental e à Ala Residencial do Palácio, onde os visitantes poderão conhecer detalhes da arquitetura, do acervo artístico e da história da sede do governo estadual. Todo o percurso tem duração média de 1h30 e é conduzido por servidores do Piratini.

Sobre o Memorial

Localizado no subsolo da Ala Governamental, o Memorial Rádio da Legalidade é um espaço dedicado a preservar um dos episódios mais marcantes da história política gaúcha e brasileira. Foi dali que, em 1961, o então governador Leonel Brizola liderou a Campanha da Legalidade, movimento que mobilizou forças civis e militares em defesa da posse constitucional do vice-presidente João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros.

Durante a mobilização, Brizola instalou no local uma emissora de rádio de onde fazia seus pronunciamentos, que eram transmitidos para o Brasil e para o exterior.

Atualmente, o espaço abriga uma linha do tempo do movimento, fotografias e objetos originais que ajudam a reconstruir os acontecimentos daquele período histórico, preservando a memória política do Rio Grande do Sul. As visitas ao local ocorrem exclusivamente durante o roteiro do final de semana.

Veja Também

Serviço

O quê: visita guiada ao Palácio Piratini – edição de final de semana | outubro

Quando: sábado (18/10) e domingo (19/10)

Horários: 9h e 10h30 (no sábado) e 9h, 10h30, 14h e 15h30h (no domingo) – máximo de 35 participantes por horário

Duração: aproximadamente 1h30

Inscrições: a partir de segunda-feira (13/10), às 12h, pelo site do Palácio Piratini na aba “Agende". A entrada é gratuita.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sábado, dia 8 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio