Arte & Agenda

Porto Alegre escolheu festejar o Oscar 2025

A reportagem percorreu a Zona Central de Porto Alegre para acompanhar a transmissão do evento

Telão, drink em homenagem à Fernanda Torres e tapete vermelho marcaram a noite no Spoiler Bar
Telão, drink em homenagem à Fernanda Torres e tapete vermelho marcaram a noite no Spoiler Bar Foto : Larissa Har / Especial CP

Mesmo com o resultado não sendo o esperado, as ruas de Porto Alegre resolveram torcer para o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” e para Fernanda Torres na 97ª premiação do Oscar. O longa recebeu o prêmio de Melhor Filme Internacional. Já nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz, os prêmios ficaram com “Anora” e Mikey Madison, respectivamente.

A reportagem do Correio do Povo percorreu pela Zona Central da capital e foi possível observar a forte expectativa para a premiação em locais que transmitiram o evento. Na Cinemateca Capitólio (Av. Demétrio Ribeiro, 1085) , a distribuição de fichas começava somente às 21h, mas às 17h, a primeira pessoa a chegar na fila tomava seu espaço. Tamanha era a vontade de compartilhar o momento de torcida.

Em outro ponto da cidade, no Spoiler Bar (R. Gen. Lima e Silva, 1058), a preparação contou com tapete vermelho, roupa de gala e até mesmo drink em homenagem à Fernanda Torres. O Bar é temático do mundo das séries e filmes e precisou limitar os lugares com venda de ingresso.

A ideia de drink foi ideia da gerente de Marketing do local, Natasha Paris. Ela conta que a ideia surgiu após a atriz vencer o Globo de Ouro, em janeiro deste ano. Juntando com as ideias que surgiram no bar e na cozinha do Spoiler, o drink compõe o combo “Tapas e Beijos” junto aos tradicionais bolinhos de feijão. O drink é vendido em Porto Alegre e na filial de São Paulo.

Para o casal Seane Lenno e Ivan Lucas Miorandi, que acompanhou a transmissão no Spoiler Bar, o primeiro Oscar para o Brasil traz a importância da valorização do cinema brasileiro. No entanto, ambos lamentaram o fato do prêmio de Melhor Atriz não ter sido do Brasil.

“A cena da sorveteria [em “Ainda Estou Aqui”] era o que deveria ter dado o prêmio para a Fernanda Torres. Mas mesmo assim estamos em ritmo de festa. Um grande carnaval, uma Copa do Mundo”, comenta Seane. Para Ivan, “foi um pontapé inicial para que não só o mundo veja a gente, mas para que a gente consiga se ver, reconhecer a nossa capacidade”. Quanto às categorias, Seane comenta que também gostaria de ter visto a fotografia do filme ter sido indicada, assim como a indicação como melhor roteiro adaptado.

O fim da noite de Oscar na capital do gaúchos ainda rendeu visitas ao mural em homenagem à indicada ao Oscar 2025, Fernanda Torres. O artista Filipe Harp pintou a imagem da atriz segurando sua estatueta do Globo de Ouro no espaço cultural Casaverso, na Rua José do Patrocínio, 698.

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 7 de agosto de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio