Produtora do Noite dos Museus se manifesta sobre saída de instituições

Produtora do Noite dos Museus se manifesta sobre saída de instituições

Comunicado da equipe do evento e Rompecabezas foi publicado na noite desta quinta-feira

Correio do Povo

Casa de Cultura Mario Quintana e mais quatro instituições da Sedac não irão participar do evento

publicidade

Após a desistência da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) de participar da edição de 2023 da Noite dos Museus, em nota alegando questões de controle de acesso, segurança pública e preservação dos museus e acervos, a produtora Rompecabezas e a Noite dos Museus divulgaram agora há pouco uma nota sobre o caso

"O Noite dos Museus lamenta profundamente a saída das instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) da edição 2023 do evento e o posicionamento da pasta. Desde o surgimento do projeto, mantivemos a mesma postura, aberta ao diálogo com os equipamentos culturais participantes, e tentando, dentro das possibilidades, atender as demandas apresentadas pelas instituições. O evento, que estreou em Porto Alegre em 2016, foi abraçado pela comunidade da capital desde o seu surgimento, recebendo, a cada ano, um número maior de público e também de instituições participantes. Desde então, o Noite dos Museus é construído em parceria com os equipamentos culturais públicos e privados e com a população de Porto Alegre que se mobilizou para ocupar não só os museus, mas também as ruas e os espaços públicos da capital.

Apesar da decisão da Sedac, a sétima edição do Noite dos Museus segue confirmada para o dia 20 de maio. Assim como nos anos anteriores, o evento abrirá diferentes espaços culturais da capital para visitação gratuita e em horário inusitado, das 19h à meia-noite, com atividades que unem artes visuais, música e performances cênicas. Estão confirmados 15 espaços participantes: o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico Cultural da Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Espaço Força e Luz, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Museu da Brigada Militar, o Museu da UFRGS, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Paço Municipal de Porto Alegre, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta, o Planetário da UFRGS e o Theatro São Pedro. A programação completa será divulgada em breve.

Esperamos que, no futuro, seja possível retomar a parceria com a Sedac para que as instituições vinculadas à pasta voltem a participar do evento, ampliando, mais uma vez, a oferta de visitação ao público de Porto Alegre. 

Equipe Noite dos Museus e Rompecabezas

Entenda

Os apreciadores da arte pública e acessível foram surpreendidos com uma notícia não muito agradável na tarde desta quinta-feira. As instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e o Farol Santander não irão participar da Noite dos Museus 2023, com data prevista para 20 de maio. As instituições da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa estão mantidas, conforme a assessoria de imprensa da SMCEC. Em 2022, foram 20 instituições participantes com um público de 180 mil pessoas participantes. 

Conforme nota emitida pela Assessoria de Comunicação da Sedac, a inviabilidade de um acordo com a produtora do evento, a Rompecabezas, em tempo hábil, para assegurar a preservação das instituições ligadas à secretaria, dos acervos e questões ligadas à segurança do público, levaram a Sedac a desistir de participar da edição de 2023 da Noite dos Museus.

As instituições que participariam da edição de 2023 são: Museu Júlio de Castilhos, Margs, Museu de Arte Contemporânea (MAC-RS), Casa de Cultura Mario Quintana e Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. Os locais terão horário de funcionamento normal no dia 20 de maio.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895