Ronda Cultural: Gloria Groove, Baco Exu do Blues, teatro infantil e mais em Porto Alegre e região

Ronda Cultural: Gloria Groove, Baco Exu do Blues, teatro infantil e mais em Porto Alegre e região

Confira a curadoria de eventos culturais feita pelo Correio do Povo para este final de semana

Correio do Povo*

Show de Gloria Groove no Auditório Araújo Vianna acontece no sábado, 1° de julho, às 21h

publicidade

Eventos culturais movimentam Porto Alegre e região metropolitana no final de semana. O Ronda Cultural é o novo quadro do Correio do Povo que traz uma curadoria especial com dicas para aproveitar da melhor forma as exposições, os espetáculos, os shows e muito mais. Confira:

No final de semana (30 de junho, 1 e 2 de julho)

  • “Habite-me” no CHC Santa Casa

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa (CHC) apresenta, na sexta-feira e no sábado, o espetáculo “Habite-me”, um teatro de máscaras, dança e bonecos. A peça aborda questões de vida, morte, relação com a passagem do tempo e o cuidado com o outro. A programação faz parte do Festival das Artes CHC. Os ingressos estão disponíveis na Sympla.

Serviço:
Onde: av. Independência, 75 - Independência, Porto Alegre.
Quando: sexta-feira, 30 de junho, e sábado, 1° de julho, às 20h.

A peça infantil “E Agora, Caipora?”, da Associação Cultural Cavalo de Tróia, busca, de forma lúdica, incentivar as crianças a cuidarem da natureza e dos animais. Na história, os animais da floresta carregam características humanizadas, e os atores buscam interagir com as crianças para cativá-las. As apresentações acontecem na sexta-feira, às 15h, e no sábado e no domingo, às 16h, na Sala Álvaro Moreyra. Os ingressos podem ser adquiridos no site da companhia

Serviço:
Onde: sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (Av. Erico Verissimo, 307 - Azenha, Porto Alegre).
Quando: sexta-feira, 30 de junho, às 15h, e sábado e domingo, às 16h.

A peça "Habite-me" traz teatro, dança, máscaras e bonecos | Foto: Paulo Belardim / Divulgação / CP

Na sexta-feira (30 de junho)

  • Baco do Exu do Blues no Auditório Araújo Vianna

Baco Exu do Blues volta ao Araújo Vianna com mais um show da sua turnê “Quantas Vezes Você Já Foi Amado?” (QVVJFA), na sexta-feira, às 21h. O cantor promove o disco de mesmo nome, com hits como “20 Ligações”, “Samba em Paris” e “Dois Amores”. O álbum também traz colaborações com Gal Costa, Vinicius de Moraes (em samples), Gloria Groove e Muse Maya. Ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.

Serviço:
Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 - Farroupilha, Porto Alegre).
Quando: sexta-feira, 30 de junho, às 21h.

  • Ballroom no Centro Cultural da Ufrgs

Para encerrar o Ciclo Camp, alusivo ao mês do orgulho LGBTQIA+, o Centro Cultural da Ufrgs promove um ballroom e uma exibição de curtas brasileiros do universo queer, na Sala Redenção. O evento funciona como uma espécie de baile ou desfile, em que os participantes competem em categorias de dança, beleza e performance. Essa edição é realizada em parceria com a House of Harpya. Para competir e assistir, é necessário realizar a inscrição gratuita no formulário disponibilizado na Sympla. Os participantes podem chegar a partir das 17h, para os desfiles iniciarem às 19h. A sessão de curtas começa às 21h30.

Serviço:
Onde: Centro Cultural e Sala Redenção da Ufrgs, no Campus Central (Rua Eng. Luiz Englert, 333 - Farroupilha, Porto Alegre).
Quando: sexta-feira, 30 de junho, a partir das 19h.

Baco traz a turnê "QVVJFA" ao Auditório Araújo Vianna na sexta-feira | Foto: Roncca / Divulgação / CP

No sábado (1° de julho)

  • Gloria Groove no Auditório Araújo Vianna

Gloria Groove, a Lady Leste, se apresenta pela primeira vez no Araújo Vianna neste sábado, dia 1°. O show traz o repertório do seu disco mais recente, com sucessos como “Vermelho”, “Bonekinha” e “A Queda”. O álbum marca o retorno de Gloria ao pop. Ingressos à venda na Sympla.

Serviço:
Onde: Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 - Farroupilha, Porto Alegre).
Quando: sábado, 1° de julho, às 21h.

  • TerraLíngua” no MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) apresenta a exposição “Camila Proto — TerraLíngua”, com curadoria do pesquisador Diego Hasse. A exposição individual traz um panorama da produção artística de Camila Proto, caracterizando-se pela mistura de elementos visuais e sonoros, com instalações tecnológicas, interativas e imersivas nas Salas Negras do 1° andar do museu. A abertura acontece no sábado, às 10h30, aberta ao público; enquanto a mostra segue até o dia 8 de outubro. As visitas são gratuitas, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

Serviço:
Onde: Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre).
Quando: sábado, 1° de julho, às 10h30 (inauguração).

  • “Sobrevida” no Sesc Canoas

A peça “Sobrevida” chega ao Teatro do Sesc de Canoas para uma sessão gratuita no sábado, 1° de julho, às 20h. Com direção e dramaturgia do jornalista e artista Jaques Machado, o espetáculo é um retrato autobiográfico através das memórias do personagem, que descobre o diagnóstico positivo para HIV. Além da apresentação, o público pode conferir um bate-papo com o elenco sobre o papel da arte no combate ao estigma social ao redor da doença. Agentes de saúde também apresentam ações de prevenção, tratamento e acolhimento disponíveis na cidade. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na plataforma Sympla.

Serviço
Onde: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 - Centro, Canoas).
Quando: sábado, 1° de julho, às 20h.

Atores Lincoln Camargo e Xandre Martinelli estrelam o espetáculo "Sobrevida" | Foto: Alessandro Quevedo / Divulgação / CP

No domingo (2 de julho)

  • Samba do Quintana na CCMQ

A segunda edição do Samba do Quintana, evento mensal realizado na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), acontece neste domingo, 2. O evento busca promover a cultura do samba em um espaço público e central da cidade, valorizando artistas locais. As atrações deste mês são Thiago Ribeiro & Amigos e Pâmela Amaro e Herdeiras do Samba. A curadoria é da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin. Entrada franca.

Serviço:
Onde: Travessa dos Cataventos, em frente ao bar Térreo, na CCMQ (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre).
Quando: domingo, 2 de julho, a partir das 16h.

Os estudantes de Prática de Orquestra da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresentam obras de grandes compositores do romantismo, como Piotr Ilitch Tchaikovsky e Modest Mussorgsky, seguido de um repertório latino-americano, com Tom Jobim e Dámaso Pérez Prado. Este é o segundo concerto da turma do Conservatório Pablo Komlós no ano, ambos gratuitos. A regência é do compositor e músico da OSPA Arthur Barbosa. Entrada franca e por ordem de chegada.

Serviço:
Onde: Casa da OSPA, no CAFF (Av. Borges de Medeiros, 1501 - Centro Histórico, Porto Alegre).
Quando: domingo, 2 de julho, às 18h.

O músico Thiago Ribeiro é uma das atrações do Samba do Quintana | Foto: Igor Oliveira Gonçalves / Divulgação / CP

* Curadoria feita por Caroline Guarnieri, Laura Borges e Leticia Pasuch
* Sob supervisão de Luiz Gonzaga Lopes


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895