O Tiny Desk Brasil reverencia o samba e o pagode, importantes símbolos da cultura popular nacional, com Péricles, em episódio desta terça-feira, dia 21, às 11h, no canal do YouTube do projeto. Após a apresentação de João Gomes e Metá Metá & Negro Leo, agora é a vez de Péricão (apelido consolidado com o lançamento do projeto “Pagode do Pericão”) passeia pelo repertório de seus quase 40 anos de carreira. O artista estará em Porto Alegre nesta sábado, dia 25, no evento Feijoada com Samba + Me Leva.
A trajetória do músico, um dos fundadores do grupo Exaltasamba, conta com diversos prêmios e mais de 30 projetos musicais. Sua bem-sucedida carreira solo, iniciada em em 2012, foi marcada pelo lançamento do álbum “Em Sua Direção” e por uma turnê dirigida pelo ator Lázaro Ramos. Na mesinha brasileira, o cantor e compositor solta a voz em “Gamei”, “Eu e Você Sempre”, "Melhor Eu Ir", “Até Que Durou" e "Jogo de Sedução". A apresentação conta com os músicos Izaias Marcelo (violão), Rodrigo Lira (cavaquinho), Leandro Dupan (pandeiro), Jair Mota (tantan e repique de mão), Rene Faria (tantanzão e tamborim), Márcio Silva (vocal) e Clayton Tristão (vocal).
“Participar do Tiny Desk Brasil foi uma experiência muito significativa pra mim. É um formato que valoriza o essencial: a música. Eu venho de um gênero que nasceu nas rodas, nos encontros, e estar nesse espaço é também uma forma de mostrar o quanto o pagode pode dialogar com diferentes públicos e contextos, sem precisar mudar sua essência. Acredito que isso reforça a força da nossa música e o respeito que ela conquistou ao longo do tempo.”, comemora o artista, que deixou um banjo de presente para o escritório brasileiro.
O Tiny Desk
Estão confirmadas duas temporadas com cinco episódios cada, lançados semanalmente às terças-feiras. A primeira temporada promete movimentar a cena musical com versões exclusivas, revelações e redescobertas que refletem a diversidade e a riqueza da música nacional.
A filosofia pioneira do Tiny Desk Concerts, que influencia formatos de projetos musicais em todo o mundo, tem regras simples e claras que ilustram como a limitação de recursos tecnológicos pode inspirar a criatividade, revelando experiências sonoras únicas e autênticas. A voz não é amplificada no ambiente e o espaço pequeno une os músicos em coesão sonora e estimula arranjos mais criativos. O objetivo é capturar a energia real de uma performance ao vivo, com suas nuances e imperfeições, valorizando a essência da música em seu estado natural e respeitando a organicidade de volumes de vozes e instrumentos, semblantes e ritmos da apresentação.
Ainda sob o efeito impactante de se apresentar no Tiny Desk Brasil, as atrações compartilham ideias e emoções no Tiny Talks. No conteúdo adicional, já conhecido do público que acompanha a série produzida pela NPR, Sarah Oliveira recebe os artistas da mesinha para bate-papos descontraídos e leves, sempre às quintas-feiras, às 11h.