Casa de Cultura Mario Quintana recebe feira criativa de artesãos da fronteira Brasil-Uruguai

Evento ocorre no próximo sábado, 8, e apresenta a coleção autoral desenvolvida por artesãos incubados em projeto de valorização da cultura fronteiriça

Artesãos da fronteira exibem cerâmicas, bordados, livros e queijos artesanais a partir das 10h, na CCMQ
Artesãos da fronteira exibem cerâmicas, bordados, livros e queijos artesanais a partir das 10h, na CCMQ Foto : Thiele Elissa / CCMQ / Divulgação / CP

A “Feira Fronteira Criativa” chega à Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), neste sábado, 8, a partir das 10h. O evento, que irá ocupar a Travessa Rua dos Cataventos, oferecerá ao público a oportunidade de adquirir peças em cerâmica, madeira, bordados, tecidos e biomateriais, além de ervas do pampa, livros e queijos artesanais — uma mostra e venda de produtos criados por artesãos da fronteira entre Sant’Ana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai).

A feira apresenta o resultado da “Incubadora Fronteira Criativa”, projeto que, ao longo de 2024, ofereceu capacitação e mentoria para o setor artesanal, promovendo o aperfeiçoamento técnico, o desenvolvimento de estratégias de mercado e o fortalecimento da rede de artesãos.

Participantes da Incubadora Fronteira Criativa | Foto: Juliana Freitas / Divulgação / CP

As criações expostas resultam de um processo de co-criação orientado pela designer Fernanda Sklovscky e pela produtora cultural Angélica Seguí, e expressam a identidade cultural da fronteira em diálogo com novas linguagens e formas de fazer.

Entre os expositores estão Andressa Rosa Araújo, da “Camapu Artesania”; Alicia Santos, das “Cerâmicas de la Pedra Furada”; Daiana Garcia, da “Intense Colors”; Eriko Andrés Barboza Perez, do “Entre Madeiras”; Laura Helena Braz Alves, do “El Mundo de Laura”; Mary Lopes, do “Hilitos Atelier de bordados y Ajuar de bebé”; Nádia Cristiane Coelho Corrêa, da “Ervaria Cheiro de Capim”; Sonia Faraoni, da “(c)Alma Home & Deco”; Teresita Arevalo, da “Artes Puchula”; e Vânia Ayres, da “Abrazarte”.

Veja Também

O evento também contará com a presença do projeto “Queijos do Pampa”, grupo de queijeiras autorais do bioma, e da “Espiral Edições”, com livros de artistas fronteiriços.

O plano bianual da CCMQ é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.