Justa Trama promove desfile “Primavera Bordada à Mão” com artesãs do Sarandi nesta quarta-feira, 5

O evento celebra as artes manuais, o design sustentável e a autonomia feminina, com entrada aberta ao público

Bordadeiras da Justa Trama apresentarão peças exclusivas em um desfile que valoriza a moda consciente
Bordadeiras da Justa Trama apresentarão peças exclusivas em um desfile que valoriza a moda consciente Foto : Solange Bernardes / Justa Trama / Divulgação / CP

Na próxima quarta-feira, 5, a Cooperativa Justa Trama abre as portas de sua sede, no bairro Sarandi, Porto Alegre, para o desfile “Primavera Bordada à Mão”. Previsto para começar às 16h, o evento celebra o trabalho artesanal desenvolvido por mulheres da comunidade em um processo de bordado manual e design sustentável.

A ação é aberta ao público e busca estimular a geração de renda, fortalecer laços comunitários e apoiar mulheres afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Mais do que um lançamento de moda, o desfile propõe uma reflexão sobre o papel do design sustentável e do cooperativismo na promoção da autonomia feminina, da saúde mental e do consumo consciente. As bordadeiras, que também serão modelos na passarela, apresentarão peças únicas criadas em um processo coletivo conduzido pela Justa Trama.

Integrantes do grupo de bordadeiras do Sarandi participam das oficinas promovidas pela Justa Trama | Foto: Solange Bernardes / Justa Trama / Divulgação / CP

Além das novas produções, o evento também relembrará criações atemporais da marca que é reconhecida nacionalmente por sua atuação na cadeia solidária do algodão orgânico, reforçando o compromisso com o slow fashion, a valorização do trabalho manual e o consumo responsável.

A iniciativa integra as ações do grupo voltadas à reconstrução de vínculos sociais e econômicos na comunidade, reafirmando a crença no poder transformador do cooperativismo e do fazer coletivo.

Veja Também

Criada em 2005, a Justa Trama é a marca de uma cadeia de produção têxtil baseada no algodão agroecológico. Com sede em Porto Alegre, a organização conta com 700 cooperados e cooperadas de cinco estados brasileiros, formando uma rede integrada que une o cultivo, tecelagem, confecção e a comercialização de produtos.

Suas ações demonstram como é possível conciliar geração de renda, inclusão e preservação ambiental, transformando ideias em práticas que beneficiam tanto as pessoas quanto o planeta.

📍 A sede e loja da Justa Trama estão localizadas na Rua Affonso Paulo Feijó, 501 – Sarandi, Porto Alegre/RS.