Abajur ressurge como peça-chave na decoração contemporânea; confira inspirações para sua casa

Peça clássica ganha novo protagonismo ao lado da tendência por ambientes mais acolhedores e relaxantes

Com a busca por casas mais intimistas, os abajures retomam o papel de transformar a atmosfera dos espaços
Com a busca por casas mais intimistas, os abajures retomam o papel de transformar a atmosfera dos espaços Foto : Pinterest / Reprodução / CP

Nos últimos meses, as luzes baixas voltaram a ganhar protagonismo na decoração, acompanhando uma tendência crescente de tornar os ambientes de casa mais acolhedores e relaxantes. Nesse movimento, o abajur – clássico que nunca sai de moda – reconquistou espaço em dormitórios, salas e cantinhos de leitura.

Segundo a loja especializada Yamamura, a procura por esse tipo de peça teve um aumento expressivo, refletindo o desejo dos consumidores por iluminações mais suaves e funcionais.

Além de decorar, o abajur tem o poder de transformar a atmosfera de um espaço, criando uma luz indireta que convida ao descanso e à desconexão. A seguir, confira curiosidades, dicas de uso e ideias para incorporar esse item versátil e cheio de charme à decoração.

💡 Origem e funcionalidade

Você sabe o que significa abajur? Com origem no francês (abat-jour), essa palavra com sonoridade elegante quer dizer “abaixar a luz”. E seu nome está totalmente ligado com sua real função: proporcionar uma luz leve e convidativa para o descanso e o bem-estar.

A peça pode criar uma luz indireta ou difusa, a depender do design e tipo de material de sua cúpula – o elemento chave da peça, que evita que a luz direta incomode a vista.

O uso mais comum do abajur – ao lado da cama e acima da mesinha de cabeceira – é garantia de uma luz agradável para a leitura antes de dormir | Foto: Emerson Rodrigues / Divulgação / CP

💡 Diferença entre abajur e luminária de mesa

Falando nisso, é muito comum as pessoas confundirem abajures e luminárias de mesa, mas existem particularidades nesses dois tipos de peças.

Enquanto o abajur – como dito anteriormente – favorece uma atmosfera mais tranquila em razão de sua cúpula (que serve como um anteparo e cria luzes difusas ou indiretas), a luminária de mesa, por muitas vezes, apresenta hastes articuláveis, flexíveis ou mais direcionadas; ausência de cúpulas; além de uma iluminação mais focada e objetiva, perfeita para quem precisa de mais concentração, como na jornada de trabalho ou na hora de fazer a lição de casa.

O abajur com cúpula é responsável por uma luz difusa, ou seja, espalha a luz de maneira uniforme, enquanto a luminária de mesa gera uma luz direcionada | Foto: Pinterest / Reprodução / CP

💡 A temperatura de cor ideal de acordo com a sua intenção

Para criar a sensação e relaxamento típica do abajur, a dica é apostar em luzes com temperatura de cor branco quente (2400K a 3000K) para os abajures nos dormitórios e áreas de convivência.

Deixe os tons neutros (4000K) ou frios (acima de 5000K) para as luminárias de mesa em áreas de estudos e trabalho.

Veja Também

💡 Adicione um toque de personalidade

É enorme a gama de materiais para a produção de abajures – tanto nas cúpulas (tecido, fibras naturais, vidro, metal, madeira etc.) – como nas bases (metal, pedras naturais, madeira, plástico, cimento, cerâmica etc.).

Em razão de sua versatilidade, o item pode integrar ambientes com estilos contemporâneo, moderno, clássico, rústico, minimalista, retrô, entre muitos outros. Por isso, na hora de escolher a peça, vale estar atento ao objetivo desejado.

Confira algumas inspirações abaixo para transformar a decoração da sua casa:

Os materiais escolhidos podem criar uma estética totalmente diferente e personalizável aos moradores da casa | Foto: Pinterest / Reprodução / CP