Casacor RS: confira seis formas de usar mais cor nos espaços de casa

Casacor RS: confira seis formas de usar mais cor nos espaços de casa

Mostra traz 38 ambientes elaborados com inspiração no tema "Corpo & Morada"

Correio do Povo

publicidade

A Casacor RS 2023, edição gaúcha da maior mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, está aberta até o dia 22 de outubro no bairro Bela Vista, em Porto Alegre. Quem visita o evento encontra 38 ambientes elaborados com inspiração no tema "Corpo & Morada", em um circuito de visitação de 7.000 m². A Coral é a tinta oficial desta 31ª edição, dando consultoria aos arquitetos e mostrando o poder transformador das cores, dos neutros aos tons mais vibrantes.

“Apesar de difundido o poder das cores em nossas vidas, nem sempre elas são levadas em consideração nos lares brasileiros. Normalmente o branco e o cinza imperam. Essa é uma oportunidade de mostrarmos que mesmo entre os neutros, um toque de cor faz toda a diferença na pintura de paredes e tetos”, diz Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel Latam – fabricante da Coral.

Conexão com a natureza

Logo na entrada do circuito, a cor Silêncio do Inverno proporciona conexão com a natureza. Esse mesmo tom, mistura de bege com verde que compõe a paleta de neutros, também aparece na Spiro, de Lisiara Camargo Simon, acompanhado de diversas cores entre vermelhos, azuis, verdes e cinzas, como Perfume de Figo (paredes e móveis); Verde Araucária (paredes e teto); Branco Cru (paredes e teto); Cinza Concreto (teto); Véu (teto); Azul Planetário (paredes) e Cabaré (paredes), que ganham destaque com as aplicações de Textura Rústica e Textura Efeito.

Viés contemporâneo

Já a Casa Viva, de Andréa Magalhães, conta com um forte viés contemporâneo, enfatizando a conexão entre corpo e morada. A cozinha, inspirada nas linhas italianas e vegetação brasileira, é inclusiva, convidando ao convívio. O espaço de living é integrado, e um grande sofá permite o aconchego sem deixar de lado o estilo e a estética. Para uma atmosfera mais aconchegante, foi utilizado o efeito aveludado do Velvet e os tons Branco Minimalista (teto) e Recado de Amor (paredes).

Atmosfera aconchegante

Utilizando cores e objetos de acervo pessoal como diferenciais na composição do ambiente Espaço Ser/Estar & Viver, o projeto do escritório Eduardo Machado Arquitetura reinventa o espaço como um local para literalmente ser, estar e viver. A iluminação skyline suave e a lareira auxiliam na criação da atmosfera aconchegante. Os móveis soltos também são destaque, como cadeiras e poltronas. Para o clima de conforto ao reunir amigos e família, foram escolhidas as cores Trilha Verde (paredes) e Branco Cru (Teto).

Intismista e elegante

Alma da Casa é o ambiente de Hecher Yllana Arquitetos. A proposta consiste em um espaço intimista, leve, elegante. Predominam os tons pretos e bege no mobiliário fixo e acabamentos, incluindo as paredes, além de contar com peças exclusivas desenhadas pelo próprio escritório. Nos 40 m², é possível encontrar cores neutras como Branco Areia, Branco Cru e Lápis Preto, além do efeito Velvet.

Místico e instigante

Pessoal e Intransferível é o ambiente proposto por Ivan Andrade. Foi criada uma atmosfera de energia com cores e sombras com o uso da madeira escura revivendo um ambiente místico e instigante. Criativamente, foram usadas estampas de grande dimensão, objetos alusivos às crenças africanas e cores vibrantes. Da paleta de laranjas, Cerâmica Mineira é o nome do tom que colore paredes e tetos, em um espaço aconchegante e marcante ao mesmo tempo.

Liberdade e curiosidade

Já o projeto do dormitório Primeira Infância, de Sabrina Sbardelotto, foi criado com foco em proporcionar liberdade e estimular a curiosidade das crianças enquanto se garante a segurança. No espaço, os pequenos têm a independência necessária para explorar e viver suas próprias experiências. Da família de off whites, a paleta do ambiente conta com a cor Camurça Rosa, com efeito Velvet para enfatizar o clima de aconchego, Pérola Natural e Templo de Oração.

Veja alguns exemplos de uso de cores e combinações que são destaque na Casacor RS:


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895