Conheça 5 tendências para relacionamentos em 2025
Solteiros estão buscando propósito, honestidade e conexões verdadeiras, aponta pesquisa

publicidade
À medida queo ano de 2025 se aproxima e em um mundo onde tudo acontece rápido demais, as pessoas estão redefinindo as regras do amor. O foco agora é encontrar formas de priorizar conexões intencionais, honestas e baseadas em valores.
O aplicativo de namoro happn ouviu mais de 10 mil usuários no Brasil, França, Índia, Holanda, Noruega, Argentina, Turquia e Reino Unido para identificar as principais tendências que irão moldar o cenário dos dates no próximo ano. O Trendbook com a pesquisa completa, desenvolvida em parceria com a agência NellyRodi, está disponível neste link. Confira as tendências:
💘 Amor intencional
Em 2025, o amor está aliado ao propósito e estratégia. Conexões cuidadosamente planejadas, comunicação aberta e objetivos compartilhados definem esta tendência que busca alinhar expectativas para evitar frustrações e construir uma base sólida para o sucesso mútuo. Embora alguns possam considerar essa abordagem fria, ela reflete a necessidade crescente de segurança em um mundo instável.
No Brasil, o amor é visto como um fundamento importante da vida, com 64% dos entrevistados acreditando que ele melhora o sucesso pessoal e profissional – acima dos 60% na Índia e muito acima da média global de 43%. Além disso, 43% dos brasileiros acreditam que adotar papéis específicos em um relacionamento pode maximizar sua harmonia.
👄 Sexualidade sem tabu
A pesquisa do happn mostra que 49% dos solteiros consideram muito importante ser claro sobre os desejos sexuais desde o início. Sem espaço para regras implícitas ou joguinhos, 50% dos entrevistados acreditam que discutir práticas sexuais abertamente é um sinal de compromisso e maturidade emocional. É hora de colocar as cartas na mesa e abraçar a comunicação honesta sobre desejos, limites e necessidades – tanto emocionais quanto sexuais.
Essa tendência aborda temas tradicionalmente desconfortáveis, como preferências de intimidade e sexualidade, com o objetivo de criar relações baseadas na transparência e no entendimento mútuo.
🤝 Amizade antes do romance
A friendzone realmente acabou? 64% dos solteiros acreditam que a amizade é a chave para um amor duradouro. Ao invés de apressar os relacionamentos, eles estão priorizando amizades que evoluem lentamente para conexões mais profundas. Explorando valores, paixões e traços de personalidade sem a pressão imediata do amor romântico, essa tendência coloca a vulnerabilidade e a confiança no centro das relações, criando conexões mais autênticas.
Globalmente, 84% dos solteiros afirmam que a amizade é tão importante quanto o amor em um relacionamento romântico, e 31% colocam a amizade como o fator mais importante. A crença é ainda mais forte entre os indianos (90%) e britânicos (80%).
Veja Também
- Prática de “ghosting” cai 32% entre jovens adultos, diz pesquisa
- Entenda o que é o orbiting e como a prática se manifesta nas relações
- Como usar aplicativos de namoro com segurança
- Maioria dos brasileiros desabafa mais com suas amizades do que com parceiros, diz estudo
⌛ Namoro sem pressa
Com influência do movimento “girl/boy sober”, que é a pausa intencional nas relações românticas, como um detox para abandonar hábitos tóxicos, as novas relações tendem a valorizar o tempo e a paciência.
Solteiros estão priorizando explorar valores compartilhados, interesses e compatibilidade antes de dar o primeiro passo. E isso inclui mais diálogos e trocas online, em vez de se apressarem em interações presenciais.
Os dados revelam que 80% dos solteiros preferem não se apressar ao propor um encontro ao crush – mais prevalente em países europeus (84%).
Além disso, 86% dos usuários do happn analisam cuidadosamente os interesses e valores de seus crushes antes de tomar a iniciativa. Essa tendência é ainda mais forte no Reino Unido, onde 91% adotam uma abordagem detalhada aos perfis.
♻️ Amor eco-consciente
Diante da emergência climática global, a pesquisa indica que o amor não pode mais ser separado do meio ambiente. Essa tendência tem mais força no Brasil, Índia e Turquia, países profundamente afetados pelas mudanças do clima, onde 75% das pessoas acreditam que valores ecológicos compartilhados são essenciais em um parceiro.
Sem deixar de lado suas crenças éticas e de sustentabilidade, esses solteiros buscam Crushes que compartilhem também seus valores ambientais. Além disso, 50% disseram que escolhem dates mais ecológicos, como piqueniques com desperdício zero, viagens sustentáveis e presentes conscientes.
"No contexto das complexidades do namoro moderno, percebemos uma mudança clara dos solteiros, buscando conexões mais profundas e significativas", afirma Karima Ben Abdelmalek, CEO do happn. "O Trendbook 2025 destaca as prioridades em evolução dos solteiros ao redor do mundo, com honestidade, propósito e valores compartilhados sendo suas prioridades."