Liderança feminina é destaque no primeiro dia de South Summit

Liderança feminina é destaque no primeiro dia de South Summit

Empresárias brasileiras de big techs como YouTube e TikTok deram voz ao tema

Vitória Miranda

Nathália Brandão, Head de Sucesso do Cliente do TikTok, participou de painel sobre lideranças femininas

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Com dois painéis durante a tarde desta quarta-feira, a liderança feminina esteve em debate no primeiro dia de South Summit em Porto Alegre. Um grande público, composto por homens e mulheres, prestigiou as palestras, que tiveram como tema, respectivamente, o avanço das mulheres no mercado de tecnologia e o papel das lideranças femininas na construção de resultados exponenciais.

A presença do tema na programação mostra que a organização do South Summit, assim como as grandes empresas para as quais o evento se volta, reconhece a importância de mais mulheres em posição de liderança. Dados divulgados neste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2022, 39,3% dos cargos de liderança dos setores público e privado no Brasil eram ocupados por mulheres, apenas 3,3 pontos percentuais a mais do que em 2012.

No painel que discutiu lideranças femininas na construção de resultados exponenciais, a cofundadora do Todas Group, Dhafyni Mendes, mediou uma conversa com a Head de Sucesso do Cliente do TikTok, Nathália Brandão, com a diretora do YouTube Latam Google, Patrícia Muratori, e com a presidente da SAP, empresa de softwares de gestão SAP, Adriana Aroulho.

As empresas representadas já possuem políticas de inclusão de mulheres, apesar de ainda estarem em ascensão. Na SAP, por exemplo, o público feminino representa 40% dos funcionários e 31% das posições de liderança. Já no YouTube, Patrícia Muratori destacou que trabalha com um time de lideranças composto por cinco pessoas, das quais três são mulheres.

Muratori disse ainda que a empresa tem políticas internas como o “I’m Remarkable”, fundado no Google, que se baseia em incentivar que as mulheres sejam divulgadoras do próprio trabalho dentro da companhia e, assim, inspirem e “puxem” outras.

Muratori destacou também os desafios estruturais e pontuou que as empresas ainda precisam de mudanças internas. “O caminho a ser percorrido é que precisamos ter mais mulheres em posição liderança que puxem outras mulheres. Precisamos também de homens aliados”, afirmou.

Durante a conversa, as empresárias abordaram diversos aspectos da presença feminina em cargos de gestão e liderança técnica, com base em suas experiências individuais. Os pontos mais destacados foram a importância de “mulheres puxarem mulheres”, o desenvolvimento técnico contínuo e também a importância de as mulheres pedirem ajuda umas às outras, reconhecendo vulnerabilidades e unindo forças.

Como dica para quem está começando e deseja ocupar cargos de liderança, Nathália Brandão, do TikTok, aconselhou: “Não espere um iluminado te dar um cargo para exercer seu papel de liderança”.

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