Marca de cosméticos cria perfumes com cheiros reais de festivais de música

Marca de cosméticos cria perfumes com cheiros reais de festivais de música

Novas fragrâncias da Natura foram feitas a partir da captura de moléculas presentes nos eventos

Correio do Povo

Marca de cosméticos capturou mais de 40 moléculas que estavam no ar durante diversos festivais

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A Natura utilizou uma tecnologia inovadora para encapsular os cheiros presentes nos festivais de música. A marca de cosméticos capturou mais de 40 moléculas que estavam no ar durante diversos eventos para criar as novas fragrâncias da linha “Humor”, que devem ser lançadas neste mês.

Diferentemente do clássico método de “headspace”, que capta as moléculas num ambiente confinado e depois permite a identificação em laboratório, o equipamento utilizado pelos cientistas e pela perfumista exclusiva da Natura, Verônica Kato, permite a captura em ambientes ao ar livre.

“Esse processo só foi possível devido ao uso em conjunto de cinco técnicas propiciadas pelos equipamentos vanguardistas presentes no Centro de Inovação da Natura, em Cajamar”, comenta Verônica. Como parte do processo criativo, a especialista explorou esses eventos para, além de buscar inspiração, conquistar a reprodução dos cheiros que representam a energia em diferentes espaços e momentos.

“Os acordes, presentes nas novas fragrâncias de ‘Humor’, são mais do que uma simples combinação de notas; é uma interpretação das emoções, sensações, atmosfera e ambientes dos festivais, uma verdadeira confluência entre ciência e arte”, define Verônica. “As notas verdes, por exemplo, se originaram a partir de pessoas dançando na grama molhada”, completa.

Inspiração por trás das novas fragrâncias

O projeto das novas fragrâncias nasceu da compreensão de que os festivais de música representam um espaço de conexão e liberdade para a geração Z, dois anseios intensificados no pós-pandemia, momento que expôs a fragilidade da saúde mental dos mais jovens.

“Muitos deles encontram nos eventos sociais alívio para ansiedade, estresse e os demais efeitos causados. Pensando nisso, nossa inspiração foi a de capturar a vibe e a energia desses locais e transformá-las em fragrâncias, por ser onde essa geração se sente parte do todo, compartilha facilmente suas emoções e celebra intensamente seus anseios e alegrias”, conta Denise Coutinho, diretora de Marketing da marca.

A criação também contou com uma colaboração intensiva com o público-alvo. Mais de 160 jovens participaram do processo criativo, fornecendo insights sobre suas experiências em festivais e ajudando a garantir que as fragrâncias capturassem verdadeiramente a essência desses eventos.

“As fragrâncias são como portais para a energia e a vibração da atmosfera dos festivais para o dia a dia. Ou seja, são perfumes para serem usados além dos festivais. A nossa proposta é, justamente, que sirvam para que os consumidores se conectem com essa vibe positiva no dia a dia, permitindo que eles revivam essa emoção sempre que quiserem ou precisarem”, completa Denise.

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