Rap in Cena inspira universo fashion: confira as maiores apostas para os looks do festival

Evento em Porto Alegre com grandes artistas do rap inspira produções de moda cheias de atitude e personalidade

Rap in Cena ocorre neste final de semana, dias 18 e 19, no Parque Harmonia
Rap in Cena ocorre neste final de semana, dias 18 e 19, no Parque Harmonia Foto : Pinterest / Reprodução / CP

Neste fim de semana, o Parque Harmonia vira palco para o Rap in Cena, festival que reúne grandes artistas do rap e do trap nacional, como Tasha & Tracie, Duquesa, Djonga, Orochi, MC Cabelinho e MC Poze do Rodo. A cada edição, o evento movimenta não só a música, mas também o estilo de quem acompanha a cena.

Desde sempre, o hip hop fez da moda uma extensão do próprio som, traduzindo em roupas o que a cultura expressa em rima. O que nasceu nas ruas hoje inspira passarelas e vitrines ao redor do mundo, consolidando o gênero como uma das maiores potências criativas da atualidade.

E nos festivais de música, a ideia não é diferente: o visual é peça chave na experiência, unindo o individual e o coletivo em produções que misturam elementos clássicos do estilo, como as camisas de time e o maximalismo dos acessórios.

O Rap in Cena é também sobre esse encontro entre música, moda e identidade e para te ajudar a montar o look perfeito para usar nos dias 18 e 19, convidamos três referências de moda de Porto Alegre: as influenciadoras Daniela Queiroz e Dyoice Miranda, e a cantora e designer de moda Thane C.

Confira todas as dicas e inspirações das gurias para entrar no clima do RIC com muita autenticidade:

Maximalismo: quando mais é mais

O consenso entre as três é claro: os acessórios são os protagonistas da cena. O destaque, segundo Dyoice, são os cintos.

“Com certeza não pode faltar acessórios no look. Espero ver a galera abusando disso, já que o estilo maximalista está com tudo”, afirma a influenciadora.

E a tendência do “mais é mais” vai muito além disso: é hora de apostar em diferentes anéis, body chains, múltiplos colares, brincos grandes — principalmente os em argola — e não economizar nos braceletes. A ideia é criar camadas e sobreposições que tragam personalidade e informação de moda ao visual.

O maximalismo é a tendência do momento | Foto: Pinterest / Reprodução / CP

Mais do que estética, é sobre conectar o estilo ao momento e ao contexto. Thane acrescenta:

“Pensando no Rap in Cena, eu acredito que a moda em festival deve refletir tanto o estilo quanto o contexto cultural. Como a gente está na primavera, as cores mais vibrantes ganham força, assim como o maximalismo de joias e acessórios.”

Para Daniela, os adereços são o truque de styling perfeito para elevar qualquer composição. A dica é pensar em looks que sejam boas opções para o dia a dia, mas que possam ser complementados com peças-chave mais ousadas, como uma gravata ou um boné.

“A gente pode colocar um look mais básico, mas que, com um bucket, por exemplo, já dá outra cara para o look. É outra composição pesando bastante os acessórios, fica incrível”, complementa.

O street é o novo clássico

Já quando o assunto são as roupas, os jeans são os queridinhos e nunca perdem o posto de essencial em todo guarda-roupa. Independente da peça, o material segue como uma escolha prática e atemporal, perfeito para inovar no visual sem erro. Dyoice reforça que, para ela, o jeans é “a peça mais coringa pra festival”.

As versões destroyed, lavagens diferenciadas e até o upcycling, pra quem gosta dos desafios manuais, entram como boas formas de atualizar o look. Nesta temporada, os bermudões estão em alta também, valorizando o estilo mais street e urbano.

Os looks com bermuda estão super em alta | Foto: @z.eynabbbb / @indira.cv / Instagram / Reprodução / CP

E as camisas de time não podem faltar. Seja um modelo atual ou uma vintage garimpada, é a escolha certa para combinar com o evento.

Pensando no clima do fim de semana, Thane sugere equilibrar a escolha com tecidos leves, como saias e vestidos, ou ainda apostar em corsets combinados com jeans. Segundo a artista, essa escolha traz “um toque mais sensual para o look. Uma forma de ficar fresquinha, mas ao mesmo tempo bonita.”

Esse toque mais delicado e feminino também pode ganhar vida com detalhes em renda. Daniela contou que o look dela de sábado brinca justamente com essas diferentes propostas, misturando o streetwear com elementos mais românticos.

O segredo do styling está no jogo de proporções: uma peça justa, outra ampla, criando harmonia e movimento. Combinar uma calça cargo com um top mais justo ou uma minissaia com camisa larga, por exemplo, pode contribuir para o contraste da composição, deixando-a ainda mais interessante.

E se o tempo fechar no Parque Harmonia? Não esqueça de pegar seu bombojaco ou corta-vento porque, ainda que o sol apareça, a previsão para o primeiro dia de festival é de tempo nublado, com chance de chuva e frio.

O charme dos conjuntos

Os conjuntos também aparecem como ótimas opções para o Rap In Cena, e podem seguir uma linha mais esportiva, com modelagens amplas e tecidos confortáveis, ou ainda apostar no lado artesanal, com o charme do crochê.

Thane, que é dona da marca Sou Mais Brasil, lembra que a técnica feita à mão segue firme no cenário nacional. “Eu daria um destaque especial para conjuntos de crochê nas cores do Brasil, já antecipando a copa do próximo ano. Acho que é uma forma de unir estética, representatividade e referências culturais”, completa.

Para Daniela, essa força também aparece em quem sobe ao palco. Ela conta que se inspira muito nas artistas que vão se apresentar no festival e vê no Rap in Cena um espaço importante pra autoestima e expressão.

“Claro, eu já não tenho problema nenhum em usar esse estilo, mas o Rap in Cena abre essa porta pra que possamos ser nós mesmas. Colocar looks com muita personalidade, muito acessório, um cabelo bem estiloso. Eu sempre gosto de fazer uma trança bem estilosa, que tem a ver comigo”, conta.

Ela cita Tasha & Tracie como grandes referências não só de moda, mas também de representatividade:

“Elas são referências pra mim, tanto de estilo quanto como mulheres negras também. Acho que faz todo o sentido. Eu me identifico bastante com o estilo das gêmeas. Gosto muito que elas usam sempre algo bem confortável, bem estiloso, ou pelo menos uma peça marcante no look.”

Veja Também

Conforto para uma maratona de shows

E entre tantas escolhas, uma regra continua valendo: o conforto vem primeiro. São mais de dez horas de evento por dia, então pensar nos sapatos certos faz toda a diferença.

“Optaria por usar coturno porque, além de ser confortável, também dá segurança caso chova. Acho que é uma ótima escolha pra saber que não vai molhar os pés”, comenta Thane.

Os tênis esportivos também são aliados do look, porque são fáceis de combinar e trazem o toque urbano que tem tudo a ver com o Rap In Cena.

*Sob supervisão de Mauren Xavier