Em uma das apresentações mais comentadas da São Paulo Fashion Week N60, Glória Coelho celebrou seus 50 anos de carreira com um desfile realizado dentro de um dos espaços mais simbólicos da vida urbana paulistana: o metrô. A apresentação ocorreu nesta segunda-feira, 13, partindo da histórica estação Júlio Prestes, da Linha 9-Diamante.
A bordo do vagão adaptado, 50 modelos desfilaram entre os corredores enquanto o movimento constante do trem materializou o conceito central da coleção: o tempo como vetor de transformação.
“Estar dentro de um trem em deslocamento é poético: ele parte, chega, leva histórias e traz memórias. Assim é minha trajetória, feita de movimento, encontros e novos começos”, afirmou a estilista.
Para que o evento acontecesse conforme planejado, a grife contou com a colaboração da Motiva, empresa responsável pela operação de algumas linhas de metrô e trens metropolitanos.
A escolha da estação Júlio Prestes como ponto de embarque também carrega um simbolismo especial porque esta é conhecida como um dos maiores ícones ferroviários e arquitetônicos de São Paulo, o que reforça também a relação entre mobilidade, tempo e transformação.
Trazendo ainda mais vida à narrativa visual proposta por Glória, nomes como Isabella Fiorentino e Anttónia também estiveram presentes desfilando no evento.
Inspirada no século XIX, período de efervescência científica e nascimento do pensamento moderno, a coleção “O futuro se constrói em movimento” propôs um diálogo entre romantismo, tecnologia e contemporaneidade. Materiais tecnológicos dividiram espaço com rendas, tule e organza, enquanto o couro e o gabardine trouxeram estrutura às silhuetas futuristas.
A cartela de cores transitou entre o preto, o off-white e tons de marinho, rosa, vermelho e bordô. O contraste entre leveza e densidade, marca registrada da criadora, apareceu em combinações como vestidos etéreos cobertos por flores aplicadas de tule e cetim ao lado de jaquetas arquitetônicas e conjuntos de couro estruturado.
- Confira a programação completa da edição N60 do SPFW
- Maria Grazia Chiuri é nomeada diretora criativa da Fendi
- Matthieu Blazy inaugura nova era da Chanel com desfile “intergaláctico” na Semana de Moda de Paris
Com trilha sonora de Luiz Coppola e joias desenvolvidas em parceria com a A.Damous Jewelry — terceira colaboração entre as marcas —, o desfile reforçou o equilíbrio entre tradição e inovação que caracteriza a obra de Glória Coelho. Mais do que uma comemoração, a apresentação reafirmou o lugar da estilista como uma das vozes mais consistentes da moda conceitual brasileira.
O evento faz parte da programação oficial da edição comemorativa de 30 anos do SPFW, que segue até 20 de outubro ocupando espaços icônicos da capital paulista com desfiles, exposições e apresentações.
*Sob supervisão de Mauren Xavier
